Após 17 dias de buscas ininterruptas e uma grande mobilização envolvendo familiares e forças de segurança, foram encerradas, nesta terça-feira (3), as operações de procura por Pedro Vilchez, de 87 anos, desaparecido desde 18 de janeiro em Rio Branco. Apesar do uso de tecnologia, varreduras terrestres e investigações policiais, nenhuma pista concreta sobre o paradeiro do idoso foi encontrada. As informações foram confirmadas ao ContilNet pela neta do idoso, Tauane Vilchez.

Essas imagens seguem como o último registro confirmado do idoso, que tem problemas de audição e saúde cardíaca | Foto: Arquivo pessoal
Desde o desaparecimento, o caso mobilizou uma força-tarefa que incluiu Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ciopaer, Gefron, Batalhão Ambiental e equipes de inteligência. As ações se concentraram principalmente na região do Ramal do Mutum, onde o idoso foi visto pela última vez, além de áreas próximas ao Ramal do Plácido e trechos da estrada que liga a capital ao município de Bujari.
SAIBA MAIS: Desaparecimento de idoso em Rio Branco completa 15 dias; veja o que se sabe até agora
Câmeras de segurança de moradores registraram Pedro caminhando pela Estrada do Mutum, em direção a um ramal, por volta das 9h17 do domingo em que desapareceu. Essas imagens seguem como o último registro confirmado do idoso, que tem problemas de audição e saúde cardíaca.
As buscas contaram com drones, inclusive com câmeras térmicas, cães farejadores, quadriciclos e equipes especializadas para acessar áreas de mata e locais de difícil alcance. Paralelamente, a Polícia Civil conduziu o inquérito por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ouvindo testemunhas e analisando informações repassadas pela população e monitoradas em redes sociais.
Em entrevista ao ContilNet, a neta de Pedro, Tauane Vilchez, relatou o desespero da família diante do encerramento das buscas. “É muito doloroso chegar a esse ponto sem respostas. A gente não perde a esperança, mas o coração fica apertado”, afirmou.
A família também confirmou que farão buscas por conta.
