Caso suspeito de Mpox no Acre não apresenta vínculo de transmissão, afirma secretário

O secretário Rennan Biths reforçou também sobre o meio de transmissão da Mpox, que ocorre com contato direto com secreções ou com as lesões provocadas na pele, não havendo evidência de transmissão aérea

Secretário disse que o caso suspeito de Mpox está sendo investigado/Foto: ContilNet
Renan Biths é secretário de Saúde/Foto: Reprodução

Após notificar um caso suspeito de Mpox em uma mulher de 40 anos, a Prefeitura de Rio Branco esclareceu que a equipe técnica tem atuado na investigação do caso.

A paciente fez exames, que devem sair na terça ou quarta-feira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, até a momento, ainda não foi identificado nenhum vínculo de causalidade.

SAIBA MAIS: “Não há motivo para pânico”, diz secretaria após identificar caso suspeito de Mpox em Rio Branco

“Não tem nenhum nenhum fato até agora identificado que consiga comprovar esse elo de transmissão. É importante mencionar também que nós estamos em investigação, é um caso suspeito que realmente a gente só vai ter essa confirmação a partir do resultado do exame, que deve ocorrer na terça ou na quarta-feira”, disse.

Mulher de 40 anos é a paciente com suspeita de estar com Mpox em Rio Branco

Mulher de 40 anos é a paciente com suspeita de estar com Mpox em Rio Branco/Foto: Reprodução

O secretário ressaltou, ainda, que mesmo com a confirmação na próxima semana, a equipe já fez todos os procedimentos para investigar se essa paciente teve algum contato com outra pessoa que apresentasse os mesmos sintomas. “Até aqui, nas investigações que foram realizadas, não foi possível identificar esse contato direto com nenhum outro paciente com sintomas iguais”, explicou.

O registro ocorre em meio ao reforço das ações de vigilância no Acre, especialmente depois da confirmação de casos da doença em Porto Velho, capital de Rondônia.

O secretário disse, ainda, que é possível que o resultado dos exames não confirme a suspeita por não encontrar nenhum elo de transmissão, segundo a investigação realizada até o momento.

Transmissão

O secretário Rennan Biths reforçou também sobre o meio de transmissão da Mpox, que ocorre com contato direto com secreções ou com as lesões provocadas na pele, não havendo evidência de transmissão aérea.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.