O corpo da terceira vĂtima do naufrĂĄgio da lancha Lima de Abreu XV foi enterrado nesta terça-feira (17) em Manaus. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas continua as bucas por cinco desaparecidos da tragĂ©dia, ocorrida na sexta-feira (13) no Encontro das Ăguas, confluĂȘncia entre os Rios Negro e SolimĂ”es.

Localizado na segunda-feira (16) a trĂȘs quilĂŽmetros do naufrĂĄgio, o corpo do cantor gospel Fernando GrandĂȘz, 39 anos, foi reconhecido por parentes no Instituto MĂ©dico Legal de Manaus. O vice-prefeito de Nova Olinda do Norte (AM), Cristian Martins, confirmou a identidade por meio das redes sociais.
NotĂcias relacionadas:
- Manaus: helicĂłptero e sonares reforçam buscas por vĂtimas de naufrĂĄgio.
- NaufrĂĄgio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas.
Com a confirmação, sobe para trĂȘs o nĂșmero de mortos no acidente. As outras vĂtimas sĂŁo uma criança de trĂȘs anos e uma jovem de 22 anos.
Força-tarefa
O naufrĂĄgio ocorreu por volta das 12h30 de sexta-feira (13), quando a lancha rĂĄpida saiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. Ao todo, 71 passageiros foram resgatados com vida.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalhava com sete desaparecidos. ApĂłs revisĂŁo das informaçÔes, o nĂșmero foi atualizado para cinco pessoas ainda nĂŁo localizadas.
A operação de buscas Ă© considerada complexa por causa das caracterĂsticas do Encontro das Ăguas, onde a diferença de temperatura, densidade e força das correntes entre os Rios Negro e SolimĂ”es dificulta o trabalho de mergulho e varredura.
Segundo o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, 88 pessoas participam da ação, incluindo 25 mergulhadores, com apoio de 15 embarcaçÔes, drones, helicĂłptero e trĂȘs sonares. Equipes de Itacoatiara e Parintins tambĂ©m foram mobilizadas, e as buscas jĂĄ ultrapassaram 120 quilĂŽmetros rio abaixo.
O comandante-geral da corporação, coronel Muniz, classificou a ocorrĂȘncia como de âalto grau de complexidadeâ, citando fatores hidrodinĂąmicos e profundidade elevada no local do acidente como entraves para a localização das vĂtimas.
Investigação
A PolĂcia Civil do Amazonas informou que o piloto da embarcação foi preso em flagrante por homicĂdio culposo. Ele pagou fiança e responderĂĄ ao processo em liberdade. O caso Ă© investigado pela Delegacia Especializada em HomicĂdios e Sequestros.
Relatos de sobreviventes indicam que o condutor navegava em alta velocidade, e que os passageiros o teriam alertado sobre o banzeiro, ondas turbulentas comuns na regiĂŁo, pouco antes do naufrĂĄgio.
* com informaçÔes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e da TV Encontro das Ăguas, da Rede Nacional de Comunicação PĂșblica

