Ícone do site ContilNet Notícias

Cruzeiro do Sul registra maior volume de chuvas dos últimos cinco anos

Por José Halif, ContilNet

Cruzeiro do Sul registra maior volume de chuvas dos últimos cinco anos

Cruzeiro do Sul registra maior volume de chuvas dos últimos cinco anos/Foto: Reprodução

O Comandante do Corpo de Bombeiros do Juruá, Major Josadac Cavalcante, informou que o atual trimestre, que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, é o mais chuvoso registrado em Cruzeiro do Sul nos últimos cinco anos. Somente ontem, a cidade foi atingida por uma chuva de 78 milímetros, volume que era esperado para ocorrer ao longo de seis dias, mas que se concentrou em apenas 24 horas.

A intensidade da precipitação causou o transbordamento de córregos e inundações em áreas urbanas e rodovias. Na rodovia AC-407, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para realizar vistorias e monitorar a correnteza. Segundo o Major, a interdição da pista pode ser necessária caso o nível da água coloque em risco a travessia de veículos menores e motocicletas.

Em relação a danos estruturais, os bombeiros atenderam a um chamado no bairro Cruzeirão, na rua Minas Gerais, onde o desmoronamento de um muro foi registrado. Apesar do incidente, não houve danos graves ou vítimas. O Major destacou que a elevação rápida do nível dos mananciais, provocada por chuvas concentradas, dificulta a reação dos moradores em áreas vulneráveis.

VEJA TAMBÉM: “Encantados na Amazônia” já percorre bairros populares e segue com programação gratuita na capital

A previsão meteorológica indica que o período crítico deve continuar, com a expectativa de mais 70 milímetros de chuva até o dia 17. O Major Josadac Cavalcante reforçou as orientações de segurança, pedindo que a população garanta o escoamento correto da água nos telhados para evitar que o solo próximo a muros fique encharcado. Além disso, o comandante alertou sobre o descarte de lixo e móveis em bueiros, fator que obstrui a passagem da água e agrava as inundações na cidade.

Sair da versão mobile