No Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), uma mobilização nacional voltou a colocar a prevenção e o diagnóstico precoce no centro do debate. Promovida pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) em parceria com a Abrale, a campanha Vá de Lenço reúne pacientes, profissionais de saúde e a sociedade em torno de uma mensagem clara: informação e engajamento salvam vidas. Entre os nomes que aderiram à iniciativa está Fabiana Justus, que usou suas redes sociais para convidar seguidores a participarem da ação social.
Em remissão após enfrentar uma leucemia mieloide aguda diagnosticada em 2024 e passar por um transplante de medula óssea bem-sucedido, a influenciadora se tornou uma das vozes mais ativas da campanha. Nesta quarta-feira (4/2), ela compartilhou fotos usando o lenço como gesto simbólico de apoio a quem está em tratamento e de homenagem a quem venceu a doença. “Junte-se a essa causa, poste uma foto sua de lenço com a # vá de lenço!”, escreveu na legenda do post.
Veja as fotos
Leia Também
Fabiana Justus fala sobre próximos passos após concluir ciclos de tratamento contra câncer
Fabiana Justus relembra dois anos do diagnóstico de leucemia: “Dia marcante”
Fabiana Justus não escapa e contrai mesma virose do filho: “Derrubada”
Emocionada, Fabiana Justus conhece doador de medula após quebra de sigilo
Em seu feed, Fabiana também publicou nesta quarta-feira vários vídeos em formato de carrossel ensinando como usar lenço de diferentes maneiras. Antenada com a moda, ela mostrou desde formas mais tradicionais até usos criativos: blusas feitas com o acessório, cinto, faixa no cabelo, detalhe no pescoço e até customização de bolsas com lenço, reforçando a ideia de que o símbolo da campanha pode fazer parte do dia a dia de forma leve e estilosa.
A campanha chama atenção ainda para dados que reforçam a urgência do tema. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com hábitos como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e vacinação. A orientação é que os participantes publiquem fotos usando lenço e compartilhem a mensagem de prevenção nas redes sociais.
O contexto nacional reforça a importância da mobilização. Segundo o Observatório de Oncologia, mais de 700 mil novos diagnósticos de câncer são registrados anualmente no Brasil, e a doença já aparece como a principal causa de morte em 12% dos municípios do país.

