O Dia Mundial do Gato é celebrado nesta terça-feira, 17 de fevereiro. A data, que reforça a conscientização sobre a adoção responsável e a importância de cuidar do bem-estar e saúde dos felinos, lembra histórias de relação entre os gatos e seres humanos que transformam a rotina e ensinam novos valores.
A empresária Marina Pinheiro é um exemplo de quem transformou o caminho de animais abandonados em histórias de superação e cuidado.
“Eu sempre cuidei dos animais que chegavam até mim. Se aparecessem no meu caminho, eu dava um jeito de adotar ou de achar alguém que adotasse. O Tijolinho está comigo há dez anos. Peguei ele com sérios problemas nos olhos, que continuam até hoje. Ele perdeu um olhinho, mas com bons profissionais a gente tem conseguido manter a qualidade de vida dele. O Tijolinho é meu parceirinho, chegou antes de muita gente na minha vida. É um guerreirinho”, diz.
Marina conta que encontrou Tijolinho há dez anos, em uma das ruas do bairro Tucumã, em Rio Branco. “Eu ia a pé para a Ufac [Universidade Federal do Acre] todos os dias, porque morava perto. Achei o Tijolinho em uma dessas caminhadas pelo Tucumã, no dia 27 de julho de 2015. Encontrei ele preso em uma pilha de tijolos, daí saiu o nome Tijolinho, Quem ajudou com a primeira cirurgia foi a Sociedade Amor a Quatro Patas, representada pela Larissa. De alguma forma, ela conseguiu doações para pagar a cirurgia. Fui deixar ele na clínica de ônibus, dentro de uma caixa de sapato”, relembra.
A história de Tijolinho não parou por aí. A empresária conta que o gatinho esteve com ela em diversas fases. “Todo mundo achava que ele não ia sobreviver à retirada de um olho, e o doutor disse que, se ele comesse, ia sobreviver. Ele saiu da cirurgia, comeu e até hoje come muito. Ele estava comigo na simplicidade e hoje usufrui de muita coisa que a gente não tinha naquela época. Ainda não temos filhos por aqui, então, por enquanto, são eles que usufruem de tudo. Hoje consigo garantir médico sempre à disposição”, disse.
Marina, além de resgatar Tijolinho em 2015, também foi o ponto de salvação de um outro animalzinho: a Tufa. A gatinha, de pelagem preta, foi adotada há dois anos. “Ela apareceu na porta da empresa. A ideia era colocar para adoção, mas ela foi ficando e já está com a gente há dois anos. Ela é meu grude, não me vejo mais sem ela”, afirmou.
A empresária ressalta que os animais têm um jeito diferente de lembrar das responsabilidades de cuidar de outro ser vivo. “Meu esposo sempre brinca que eu gosto mais de bicho do que de gente. Eles me lembram todos os dias sobre responsabilidade, empatia e sobre amar sem querer dominar”, destacou. Ela continua: “Adotem. Vocês não vão se arrepender”.
Além de ser um gato forte, pela sua condição, Tijolinho também pode ser considerado muito carismático. No Instagram, o felino ganhou um perfil na rede social chamado @gatoacreano, onde a tutora Marina compartilha momentos do felino ao lado de Tufa, a outra gatinha da residência.
Você sabia que os gatos possuem várias datas comemorativas em homenagem a eles?
- 17 de fevereiro: Dia Mundial dos Gatos
- 20 de fevereiro: Dia do gato
- 04 de abril: Dia de Abraçar seu Gato
- 08 de agosto: Dia Internacional dos Gatos
- 17 de agosto: Dia do Gato preto
- 27 de outubro: Dia da Conscientização pelo Gato Preto
- 29 de outubro: Dia Nacional do Gato – Estados Unidos


