Ícone do site ContilNet Notícias

Do Maracanã à Avenida: conheça as escolas de samba ligadas aos clubes do Rio

Por

do-maracana-a-avenida:-conheca-as-escolas-de-samba-ligadas-aos-clubes-do-rio

Do Maracanã à Avenida: conheça as escolas de samba ligadas aos clubes do Rio

A cultura do Rio de Janeiro é conhecida, entre muitos outros aspectos, pelo futebol e samba. Até por isso, o Maracanã e a Marquês de Sapucaí costumam ser dois dos pontos turísticos mais visitados da capital fluminense. Apesar de toda a representatividade que mobiliza milhões de pessoas ao longo dos anos, a conexão entre esporte e Carnaval só foi ganhar representantes diretos há poucos anos.

Isso porque as escolas de samba que nasceram diretamente ligadas aos times tradicionais da cidade ainda são novidades. Enquanto o Carnaval paulista tem Mancha Verde (Palmeiras), Gaviões da Fiel (Corinthians) e Dragões da Real (São Paulo) como destaque na elite do samba local há muitos anos, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco ainda seguem distantes do primeiro plano.

Veja as fotos

A Fla Manguaça disputa a Série Prata do Carnaval do Rio.Reprodução/Fla Manguaça
Desfile da Botafogo Samba Clube na Sapucaí, em 2025.Reprodução/Botafogo Samba Clube
Em 2024, a escola de samba ligada à torcida do Fluminense caiu para última divisão do Carnaval.Reprodução/Guerreiros Tricolores
Desfile da União Cruzmaltina na Intendente Magalhães, em 2020.Reprodução/netvasco

Leia Também

Esportes

Após grave lesão nas Olimpíadas, estrela do esqui alpino choca com foto após cirurgias

Esportes

Dana White promete maior audiência da história no UFC da Casa Branca

Esportes

Ganso x Paquetá: Quem é melhor? Debate toma conta da web

No entanto, o cenário parece estar mudando ao longo dos últimos anos. Em 2018, nasceu a Botafogo Samba Clube, a primeira ligada aos clubes cariocas. Nos anos seguintes, os demais gigantes da cidade também ganharam força: a União Cruzmaltina nasceu em 2019, assim como a Guerreiros Tricolores. Enquanto isso, o Flamengo é simbolizado pela Raça Rubro-Negra, Fla Manguaça e Imperadores Rubro-Negros.

O início é promissor, mas as agremiações ainda tem um longo caminho a trilhar para alcançar o feito das rivais paulistas — sonhar em dividir o protagonismo com Portela, Mangueira e Beija-Flor parece ainda mais distante. Os primeiros passos foram dados, sendo a grande maioria na Estrada Intendente Magalhães, no bairro do Campinho, na Zona Norte do Rio. É lá que ocorrem os desfiles das divisões de acess0 (Prata, Bronze e Avaliação).

A única a conhecer o gostinho da Marquês de Sapucaí é justamente a pioneira. Em 2024, a Botafogo Samba Clube se sagrou campeã da Série Prata, a terceira divisão, com apenas dois décimos de vantagem sobre a Fla Manguaça. Com o título e o acesso à Série Ouro, veio o primeiro desfile no principal palco do Carnaval carioca, em 2025. A escola ficou em 10º e se manteve no grupo para 2026.

As agremiações ligadas ao futebol no Carnaval 2026

Primeira escola a desfilar no sábado (14/2).

Segunda escola a desfilar na segunda-feira (16/2).

Terceira escola a desfilar na terça-feira (17/2).

Quarta escola a desfilar no sábado (21/2).

Nona escola a desfilar na sexta-feira (20/2).

Sair da versão mobile