Em encontro, Acre lidera articulação para criação de Aliança de Integração Brasil e Peru

Além do incentivo à industrialização, a Aliança também prevê a dinamização do turismo transfronteiriço

Encontro terá uma comitiva do Acre e outros estados
Encontro terá uma comitiva do Acre e outros estados/Foto: Jairo Carioca/Seict

O Acre está à frente de uma articulação diplomática e comercial para consolidar a Rota Bioceânica da Amazônia Ocidental. A proposta do governo do Acre será tema de um encontro que será realizado nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), na Câmara de Comércio e Indústria de Arequipa (CCIA), no Peru.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), propõe a criação de uma Aliança de Integração Bioceânica, um fórum de cooperação que reunirá estados brasileiros e departamentos peruanos para a acelerar a integração entre o Brasil e os portos do Pacífico.

LEIA TAMBÉM: MEC autoriza trânsito rápido de servidores federais entre cidades do Acre e Bolívia e Peru; entenda

O encontro reúne lideranças de governos, do setor empresarial, do turismo e de parlamentos dos dois países. Para o governo do Acre, a Aliança deve focar na redução de custos logísticos, no acesso facilitado a produtos do Quadrante Rondon, formado pelo Acre, Rondônia e Mato Grosso, ao mercado da Ásia, além de atração de investimentos privados.

A agenda de ações inclui parcerias com operadores fundamentais da logística internacional, como: Portos de Matarani e Ilo (Peru); Cosco Shipping (responsável pelo Porto de Chancay); ZED Ilo (Zona Especial de Desenvolvimento); Concessionária IIRSA Sur (responsável pela rodovia no lado peruano); Promperu e a Câmara de Comércio de Arequipa.

Além do incentivo à industrialização, a Aliança também prevê a dinamização do turismo transfronteiriço e a redução de desigualdades regionais.

PUBLICIDADE