A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou, neste domingo (15), nota de pesar pelo falecimento do servidor aposentado Antônio Luiz Batista de Macêdo, conhecido como Txai Macêdo, aos 73 anos.
De acordo com a instituição, o indigenista faleceu no município de Cruzeiro do Sul, no Acre. Txai Macêdo atuou por mais de 40 anos na autarquia indigenista e se destacou pela atuação firme na defesa dos direitos dos povos indígenas.
LEIA TAMBÉM: Morre aos 73 anos o indigenista Txai Macedo, referência na defesa dos povos da floresta no Acre
Ao longo de sua trajetória, participou de processos de demarcação de diversas terras indígenas no Acre e foi um dos fundadores da Comissão Pró-Indígenas do Acre (CPI-Acre), no final da década de 1970. Também esteve ao lado de lideranças como Chico Mendes na luta pelos direitos dos povos da floresta.
Txai Macêdo atuou por mais de 40 anos na autarquia indigenista/Foto: Altino Machado
Na nota, a Funai ressalta o comprometimento, a dedicação e o legado deixado por Txai Macêdo, destacando sua contribuição para a política indigenista no Brasil. A instituição também manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas da Coordenação Regional do Juruá.

