Cerca de 73% dos brasileiros são a favor da extinção da jornada de trabalho 6×1, de seis dias trabalhados para ter direito a um dia de folga, segundo pesquisa realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgada nesta semana. A opinião, no entanto, é diferente quando o assunto envolve redução salarial.
- Fim da escala 6×1: entenda propostas enviadas à CCJ da Câmara
O levantamento mostra que 30% dos entrevistados deixa de apoiar a decisão caso haja alteração no salário, enquanto apenas 28% afirmou com convicção que a mudança na remuneração não iria interferir na opinião sobre o debate.
“A ampla maioria é a favor do fim da jornada 6×1, mas boa parte das pessoas passa a desaprovar o projeto quando entra em campo o argumento da redução do salário.”, disse Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “Isso se explica pelo lado da renda do brasileiro: boa parte das pessoas vive apertada financeiramente e precisa daqueles rendimentos, por isso acabam negando o projeto se isso lhes tirar parte da renda mensal”, explicou.
Brasileiros pedem dois dias de descanso
Ainda segundo o estudo, 84% dos brasileiros consultados pela pesquisa são favoráveis aos trabalhadores terem, no mínimo, dois dias de descanso por semana. “Quase todo mundo é a favor de uma jornada de trabalho menor, mas pouca gente topa abrir mão de recursos financeiros em troca disso”, disse Tokarski.

(Fonte: Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados)
Outros 11% dos respondentes afirmou que não concorda com o fim do 6×1, inclusive quando os salários são mantidos. Ao todo, independente das condições, cerca de 22% se posicionou contrário. Ainda 6% não opinaram, além de outros 10% que não sabem ou não responderam as perguntas.
O levantamento foi feito com 2.021 pessoas a partir dos 16 anos, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 30 de janeiro e 05 de fevereiro. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Fim da escala 6×1
Na última segunda-feira (09), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala. O texto ainda será votado no plenário da Casa antes de ir para o Senado, em caso de aprovação.
Se aprovado, o projeto deverá ser implementado gradualmente. No primeiro ano, as regras não se alteram. No ano seguinte, o número de descansos semanais subirá de um para dois. Atualmente, a jornada máxima de trabalho é de 44 horas semanais, com projeção para cair para 40 horas a partir de 2027.
Leia mais no BacciNotícias:
- Fim da escala 6×1 avança no Congresso com reunião entre Motta e Lula
- Lula defende fim da escala 6×1 e critica Caiado: ‘Se dependesse dele, as pessoas trabalhariam 14 horas’
- Senador do PT projeta escala 4×3 no Brasil: ‘tendência mundial’
O post Maioria dos brasileiros só aceita fim do 6×1 se não houver redução salarial, diz pesquisa apareceu primeiro em Bacci Noticias.