Na manhã deste domingo (1º), a Associação Patinha Carente realizou uma manifestação por justiça ao cão Orelha, caso que gerou forte repercussão nas redes sociais e entre defensores da causa animal em Rio Branco. O ato aconteceu em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital, área que fica em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Mesmo com a presença de poucas pessoas, os manifestantes levaram cartazes e mensagens cobrando responsabilização pelo ocorrido com o animal e pedindo mais atenção do poder público às políticas de proteção animal no município.

Cartazes pedindo justiça ao cão Orelha e mais políticas públicas de proteção animal foram exibidos durante a manifestação no Centro de Rio Branco/Foto: Reprodução
Além do pedido de justiça pelo cão Orelha, o grupo também protestou contra a ausência de ações efetivas voltadas aos animais em situação de rua, como a falta de um hospital veterinário público, fiscalização insuficiente de casos de maus-tratos e políticas permanentes de acolhimento e cuidado aos animais abandonados.

Manifestação ocorreu em frente ao Palácio Rio Branco, área localizada em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de domingo/Foto: Reprodução
Durante a manifestação, crianças também participaram do ato, segurando cartazes em defesa dos animais. Uma das organizadoras destacou a importância da presença dos pequenos no movimento. “Essas crianças que estão aqui hoje serão bons adultos quando o assunto é respeito e proteção aos animais”, afirmou.

Criança participa do ato segurando cartaz em defesa dos animais; organizadores destacaram a importância da conscientização desde a infância/Foto: Reprodução
O ato reforçou que crimes de maus-tratos não devem ser tratados com indiferença ou silêncio e que a sociedade precisa cobrar respostas das autoridades diante de casos que chocam a população.
Veja o vídeo:
