Morre aos 83 anos Renato Rabelo, ex-presidente histórico do PCdoB

Dirigente histórico do partido enfrentava câncer e teve morte confirmada pela Comissão Executiva Nacional

Renato Rabelo morreu aos 83 anos neste domingo. Informação foi confirmada pelo PCdoB em nota oficial.
Morre aos 83 anos Renato Rabelo/ Foto: Reprodução

Renato Rabelo, que presidiu o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) por 14 anos, morreu na manhã deste domingo (15/2), aos 83 anos. A confirmação foi feita pela Comissão Executiva Nacional da legenda, por meio de nota pública.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunica, com imensa dor, o falecimento aos 83 anos de idade de Renato Rabelo, um dos mais importantes dirigentes de sua história centenária, do qual foi presidente de 2001 a 2015. Nos últimos três anos, Renato dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer. O seu coração parou de bater na manhã deste domingo, 15 de fevereiro de 2026”, diz trecho do texto divulgado pelo PCdoB.

Renato Rabelo morreu aos 83 anos neste domingo. Informação foi confirmada pelo PCdoB em nota oficial.

Renato Rabelo morreu aos 83 anos neste domingo./ Foto: Reprodução

A trajetória política de Renato começou no movimento estudantil. Durante os primeiros anos da ditadura militar instaurada em 1964, ele ocupou a vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).

LEIA TAMBÉM:

Obama detona vídeo de Trump e fala em degradação política

Vereador investigado por suspeita de exploração de menores é autor da Lei Felca

Jair Renan visita Bolsonaro na Papudinha e leva livros ao ex-presidente

Em 1973, participou do processo de integração da UNE ao PCdoB e consolidou atuação interna na estrutura partidária. Ao longo das décadas seguintes, tornou-se uma das principais lideranças da esquerda brasileira, assumindo a presidência da sigla entre 2001 e 2015.

Em 1976, após a Chacina da Lapa, foi para o exílio na França. Retornou ao Brasil com a anistia, em 1979, quando passou a atuar como formulador teórico e dirigente do partido.

Renato Rabelo morreu aos 83 anos neste domingo. Informação foi confirmada pelo PCdoB em nota oficial.

Dirigente comandou a sigla entre 2001 e 2015 e enfrentava câncer/ Foto: Reprodução

Renato também esteve entre os articuladores da Frente Brasil Popular, responsável por lançar, em 1989, a primeira candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Posteriormente, atuou durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

PUBLICIDADE