O operador de áudio José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, morreu nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. Ele foi o responsável pela criação da vinheta “Brasil-sil-sil”, que se tornou uma das marcas registradas das transmissões esportivas da Globo.
A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio TMC. Segundo o portal Folha do Leste, vizinhos encontraram o profissional passando mal dentro do próprio apartamento na segunda-feira (16). Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte do Rio. A causa da morte não foi divulgada.
Autor do efeito de eco da vinheta criada em 1969, Formiga morreu no Rio; causa não foi divulgada/ Foto: Reprodução
O comunicador e ex-sonoplasta Aroldo Barros homenageou o amigo nas redes sociais. “HOJE O RÁDIO ESTÁ DE LUTO. Logo pela manhã tomei conhecimento de que um dos maiores Gênios (se não o maior) da sonoplastia brasileira nos deixou e foi morar com Deus. Desejo que Deus possa colocar muita luz nessa sua nova caminhada. Descanse em paz querido José Claudio Barbedo ‘Formiga’”, escreveu.
LEIA TAMBÉM:
Subway lança campanha com Ramon Dino e provoca concorrentes do fast food
Produtor afirma que animais podem ser moídos junto com a cana durante fabricação do açúcar
ONG Patinha Carente faz pedido de socorro para manter animais resgatados em tratamento
A vinheta “Brasil-sil-sil” foi criada em 1969 para embalar a torcida pela Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. Formiga foi o responsável pelo efeito de eco aplicado à voz do locutor Edmo Zarife (1940-1999), que eternizou a chamada nas transmissões esportivas.

