Mulheres chefiam 94% das famílias beneficiadas pelo programa Gás do Povo no Acre

O Acre tem 25.395 famílias atendidas pela política

Acre tem mais de 22 mil famílias chefiadas por mulheres que recebem Gás do Povo
Acre tem mais de 22 mil famílias chefiadas por mulheres que recebem Gás do Povo/Foto: Helano Stuckert/MDS

Mais de 22 mil famílias com mulheres como responsáveis são beneficiárias do programa Gás do Povo. O Acre tem 25.395 famílias atendidas pela política pública que garante a concessão gratuita do botijão de gás a famílias de baixa renda, reduzindo o impacto do preço do GLP no orçamento doméstico.

Além da gratuidade, a lei prevê soluções estruturais como biodigestores e tecnologias de cocção limpa. O programa também prioriza famílias em áreas de desastre, mulheres vítimas de violência doméstica sob medida protetiva, além de povos tradicionais.

No Brasil, as mulheres chefiam 94,1% das 950,8 mil famílias atendidas, o que equivale a 892,6 mil. A lei ainda institui o Programa Nacional de Acesso ao Cozimento Limpo e cria governança permanente, com comitê gestor e monitoramento contínuo dos resultados.

As famílias que eram beneficiárias do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB) e recebiam seu auxílio gás na modalidade monetária e se mantem elegíveis, passam a receber a modalidade gratuidade, ou seja, aquelas que atendem a todos os critérios do Gás do Povo, migram do PAGB para o novo programa.

A migração das famílias elegíveis é uma transferência feita automaticamente pelo sistema do governo. Isso significa que para estar no processo de migração do PAGB para o Gás do Povo, é necessário somente que as famílias cumpram todas as regras do Programa.

Após essa mudança, essas famílias passam a receber o auxílio gás somente na modalidade de gratuidade, por meio do vale.

PUBLICIDADE