Onze estados brasileiros estão sob alerta laranja — que indica perigo — para chuvas intensas e tempestades nesta segunda-feira (16). O aviso vale até as 10h de terça-feira (17) e atinge Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
- Carnaval deve movimentar R$ 18,6 bilhões e bater recorde no turismo em 2026
De acordo com o instituto, os volumes de chuva podem chegar a 100 milímetros por dia, acompanhados de ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo em algumas regiões.
Sul terá tempestades mais severas
O alerta de tempestades abrange os três estados do Sul — Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nessas áreas há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e danos em plantações.
Norte e Centro-Oeste sob chuvas intensas
Já Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins devem enfrentar pancadas volumosas, com rajadas de vento fortes e transtornos urbanos.
O que fazer durante o mau tempo
Autoridades orientam a população a adotar medidas de prevenção:
-
desligar aparelhos elétricos e, se necessário, o quadro geral de energia;
-
evitar permanecer em encostas ou áreas de risco;
-
não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento;
-
não estacionar perto de torres de transmissão ou placas;
-
proteger pertences contra alagamentos;
-
evitar sair durante temporais.
Entenda os níveis de alerta
O sistema meteorológico brasileiro classifica os avisos por cores:
-
Amarelo — perigo potencial: situação de risco moderado
-
Laranja — perigo: fenômenos mais intensos e maior vigilância
-
Vermelho — grande perigo: eventos extremos com alto risco à vida
Leia mais no BacciNotícias:
- Fantasias de Jesus no Carnaval podem resultar em multa; entenda
- Saiba quais são as maiores escolas de samba campeãs no Carnaval do Rio
- Casos de ‘Boa Noite, Cinderela’ crescem no Carnaval e acendem alerta; saiba como se proteger
O post Onze estados entram em alerta para tempestades e chuvas intensas no Carnaval apareceu primeiro em Bacci Noticias.
