Uma série de decretos publicados nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE) oficializou uma nova rodada de mudanças na estrutura administrativa da prefeitura de Rio Branco. Nos atos, estão exonerações e nomeações que atingem diretamente a área da Saúde, além de uma ampla reconfiguração na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), houve exoneração de servidora lotada na pasta, com efeitos retroativos. As alterações também alcançam estruturas que dialogam diretamente com a rede de proteção social e, de forma indireta, com o sistema de saúde, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado (Creas) e unidades de acolhimento institucional. Diversas coordenações e chefias dessas unidades foram exoneradas e substituídas por novos gestores.
VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Rio Branco ativa central com 450 câmeras e estreia sistema no Carnaval 2026
As mudanças envolvem unidades localizadas em bairros como Sobral, Calafate, Cidade Nova, Novo Horizonte, Cidade do Povo, Rui Lino, Santa Helena e São Francisco, além de casas de acolhimento e setores administrativos da assistência social. Também houve alterações em cargos ligados à Diretoria de Direitos Humanos e à gestão administrativa da pasta.
No Meio Ambiente, a reestruturação atingiu divisões responsáveis por fiscalização ambiental, gerenciamento hídrico, combate à disposição irregular de resíduos, proteção animal, monitoramento ambiental e arborização urbana. Ao todo, mais de 20 decretos tratam de exonerações, nomeações e designações.
Veja os decretos:

