Joan Laporta deixou o cargo de presidente do Barcelona para disputar novamente as eleições do clube, marcadas para 15 de março. A renúncia atende ao regulamento interno, que determina o afastamento do presidente em exercício antes do início do processo eleitoral.
- Messi revela próximos passos após aposentadoria do futebol
Durante o período até a votação, a gestão administrativa ficará sob responsabilidade de uma comissão provisória. O grupo será liderado por Rafa Yuste, vice-presidente desde a eleição de Laporta, em 2021, e ficará encarregado da condução das atividades cotidianas do clube.
Eleições no Barcelona
Laporta terá como adversários Víctor Font, Marc Ciria, Xavier Vilajoana e Joan Camprubí, que já oficializaram suas candidaturas. Para terem os nomes incluídos na cédula do pleito, os concorrentes precisam reunir ao menos 2.321 assinaturas de sócios que apoiem formalmente suas candidaturas.
Eleito em 2021 para o segundo mandato à frente do Barcelona, Laporta já havia presidido o clube entre 2003 e 2010, após vitórias nas eleições de 2003 e 2006. No pleito mais recente, superou Víctor Font por ampla margem, ao receber 30.184 votos contra 16.679 do adversário. Toni Freixa, que ficou em terceiro lugar com 4.769 votos, não participa da atual disputa.
Messi no Barcelona?
Com a campanha oficialmente em andamento, temas como reforços para a próxima temporada, a situação financeira do clube, a reta final das obras de modernização do Spotify Camp Nou e o possível papel futuro de Lionel Messi devem pautar o debate entre os candidatos.
O retorno do ídolo argentino, no entanto, não deverá ser dentro dos gramados. Isso porque o campeão da Copa do Mundo de 2022 tem contrato com o Inter Miami, clube que disputa a MLS (Major League Soccer), dos Estados Unidos, até o final de 2028.
Ao final do vínculo, Messi terá 41 anos, já com projeção para uma carreira extracampo. Anteriormente, o camisa 10 da Seleção Argentina já deixou claro o interesse em dirigir seu próprio clube depois que pendurar as chuteiras, o que pode lhe garantir um cargo nos bastidores do Barcelona.
Leia mais no BacciNotícias:
- Messi rejeitou proposta bilionária de time da Arábia Saudita
- Campeão mundial e camarote no BBB 26, Edilson Capetinha diz ser melhor que Neymar e Messi

