Ícone do site ContilNet Notícias

Quem é o acreano que representa o Brasil nas Olimpíadas de Inverno deste ano; conheça

Por Matheus Mello, ContilNet

O Acre tem um representante nos Jogos Olimpícos de Inverno de Milão-Cortina. Nascido em Rio Branco, Manex Silva é um dos integrantes da delegação brasileira nas olimpíadas deste ano.

O atleta morou no Acre até os 2 anos de idade e se mudou para o País Basco/Foto: Reprodução

Manex é um dos nomes mais promissores do esqui cross-country. Essa já é a segunda olimpíada que o atleta participa. Ele estreou em Pequim-2022.

Em uma entrevista ao UOL nesta segunda-feira (9), o atleta revelou como seus pais se conheceram e construíram uma história que le levou a um esporte pouco conhecido no Acre e no Brasil.

Manex estreou em Pequim-2022/Foto: Redes sociais

O atleta morou no Acre até os 2 anos de idade e se mudou para o País Basco, região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França, onde o pai nasceu.

“Minha mãe é de Rio Branco e meu pai é do País Basco. O motivo pelo qual eles se conheceram foi que minha mãe tinha um amigo do País Basco, que trabalhava com ela em Rio Branco. Certa vez, ela decidiu viajar para o País Basco para visitar esse amigo durante as férias, e foi lá que conheceu meu pai. Depois, meu pai acabou indo para Rio Branco para trabalhar junto com a minha mãe”, disse durante a entrevista.

“Quando eu tinha oito anos, por causa do trabalho do meu pai, que é professor, nos mudamos para uma região mais ao norte, que é cercada por montanhas e, no inverno, neva. Foi aí que, como atividade extraescolar, comecei a praticar esqui cross-country no clube da região, junto com meus amigos, e foi assim que comecei a competir”, completou.

Ele representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Lausanne, em 2020, terminou como o sul-americano mais bem colocado em todas as provas que disputou e ainda superou todas as marcas nacionais de pontuação FIS na história do evento.

Manex o primeiro brasileiro a disputar quatro provas nos mesmos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim-2022. O acreano ainda teve a melhor pontuação FIS da história do Brasil entre os homens: 81.36 na Copa do Mundo de Oberhof, em 2026.

Raio-X: Manex Silva

‘Mais preparado para 2026’

Em entrevista no fim de 2025 ao Olympics.com, Manex revelou que iniciou um trabalho psicológico para lidar melhor com as expectativas. “É bem importante. Nesses dois anos que não atingi minhas metas, sofri bastante, pensava em coisas negativas”, comentou.

Em janeiro de 2026, Manex conseguiu sua melhor pontuação FIS da carreira, e mais um recorde masculino brasileiro, com 81.36, na Copa do Mundo de Oberhof, na Alemanha.

sonho ideal de Manex em Milano Cortina 2026 seria ficar entre os 30 primeiros na classificatória do sprint, que o levaria para as fases finais. Mesmo sabendo que este objetivo ainda é difícil de alcançar, ele quer deixar o Brasil na posição mais alta possível.

“Não importa para mim o top 40, 50 ou 60. Claro, quanto mais perto, melhor, mas quero ficar pouco tempo atrás de quem avança”, ressaltou o esquiador.

Aos 23 anos, Manex conseguiu aliar o melhor do apoio brasileiro com os centros de treinamento da Europa. Mais preparado fisicamente e mentalmente, ele desembarca em Val di Fiemme para Milano Cortina 2026 em sua melhor versão.

“Antes tudo era um mundo novo para mim. Eu treinava sem ter muita certeza do porquê. Agora estou bem mais estruturado. Passei a treinar mais musculação, toda questão de nutrição, a preparação mental… sou um esportista mais completo.”

Sair da versão mobile