Equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul realizaram, nesta sexta-feira (13), o resgate de uma mulher grávida no Ramal do Tico, com acesso pela BR-364.
A operação aérea foi concluída em cerca de 50 minutos, considerando ida e volta, 25 minutos em cada trecho, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento, que por via terrestre pode levar até um dia inteiro.
De acordo com o médico e diretor técnico do Samu, a paciente apresenta quadro de infecção e estava com febre. Após o resgate, ela foi encaminhada ao Hospital do Juruá, onde segue em atendimento.
Na quinta-feira (12), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Acre tentou realizar o resgate por terra, mas as condições do ramal impediram a conclusão da ação. Durante o deslocamento, o quadriciclo utilizado atolou, e o jet ski precisou ser deixado no trajeto. Diante da situação de difícil acesso, o socorro aéreo foi acionado.
VEJA TAMBÉM: Carga de cerveja cai de caminhão e se espalha na rotatória da Avenida Getúlio Vargas
“A gente recebeu um chamado do Corpo de Bombeiros porque foi tentado um resgate em uma região de charco bastante alagada. Eles precisariam nadar 300 metros e passar por vários charcos, uma região de difícil acesso. E pediram ao Ciopaer e ao Samu para trazermos a grávida, que está com infecção e estava com febre. A gente conseguiu fazer o resgate com tranquilidade e rapidez. Ontem eles saíram pela manhã, conseguiram chegar lá só na parte da noite e, para trazer essa paciente, gastariam a noite toda, chegando aqui apenas pela manhã, o que não seria o ideal. Conseguimos fazer em 25 minutos de ida e 25 de volta. A paciente está bem, ontem foi pré-medicada pelo Corpo de Bombeiros e agora vai continuar o tratamento aqui no hospital”, relatou.
A ação integrada entre Ciopaer, Samu e Corpo de Bombeiros foi decisiva para garantir atendimento ágil à gestante, diante das dificuldades impostas pelas condições do ramal na região.

