O Rio Acre apresentou uma redução de aproximadamente 4,88 metros em uma semana em Rio Branco, segundo dados da Defesa Civil Municipal. No domingo passado, 1º de fevereiro, o nível do rio estava em 15,31 metros, enquanto neste domingo (8) a medição das 12h apontou 10,43 metros, confirmando a tendência de vazante, embora em ritmo mais lento nos últimos dias.
Rio Acre baixa quase 5 metros em uma semana e famílias devem voltar para casa na segunda/Foto: Reprodução
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, a queda do nível é considerada positiva, mas já demonstra perda de força em comparação aos dias anteriores. Segundo ele, o rio vinha descendo de forma mais acelerada, porém agora apresenta uma redução gradual, ainda mantendo a tendência de baixa.
“O rio continua em vazante, o que é muito positivo para nós. No entanto, percebemos que houve uma perda de força de ontem para hoje. Antes, a descida era mais rápida; agora, ela ocorre de forma mais lenta, embora o nível continue baixando”, explicou.
Leia também: Rio Acre mantém tendência de vazante e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco
A expectativa da Defesa Civil é que o Rio Acre permaneça na chamada “casa dos 10 metros” até o início da próxima semana. A previsão indica que, na manhã de segunda-feira (9), o nível fique ligeiramente abaixo dos 10 metros, possibilitando o início do planejamento para o retorno das famílias que ainda estão em abrigos públicos.
Com a redução do nível, a Defesa Civil deve iniciar a organização da retirada gradual dessas famílias, sem desmobilizar os espaços de acolhimento. “Vamos começar o planejamento para o retorno das famílias, mas os abrigos continuarão prontos para qualquer eventualidade, inclusive um novo transbordamento”, destacou Falcão.
Apesar da vazante, o órgão mantém o estado de alerta, principalmente em razão do período do Carnaval e da atuação do fenômeno La Niña. A Defesa Civil lembra que somente em janeiro foram registrados cerca de 644 milímetros de chuva em Rio Branco, volume considerado extremamente elevado.
“Enquanto o fenômeno La Niña não perder força, seguimos em um cenário de atenção. Janeiro foi muito chuvoso e, mesmo com a vazante atual, ainda existe risco de novos transbordamentos”, reforçou o coordenador.
Boletim da Defesa Civil – Rio Branco
Nível do Rio Acre em 08 de fevereiro de 2026:
-
05h12 – 10,56 m
-
09h00 – 10,49 m
-
12h00 – 10,43 m
