Entidades que atuam no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Rio Branco já podem se inscrever para disputar uma vaga no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O chamamento público foi oficializado nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE) e vai escolher 10 organizações da sociedade civil para integrar o colegiado no biênio 2026–2028, espaço responsável por propor, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à equidade racial no município.
VEJA TAMBÉM: TJ do Acre aprova programa para incentivar servidores negros a ingressarem na magistratura
Podem participar organizações sem fins lucrativos com atuação mínima de dois anos na capital acreana, incluindo movimentos negros, entidades de povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiros, povos indígenas, juventude, comunidade LGBTQIA+ e coletivos que enfrentem o racismo e outras formas de discriminação. O conselho tem composição paritária, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (9) e seguem até o próximo dia 22 de fevereiro; elas podem ser feitas de forma online, por formulário eletrônico, ou presencialmente, na sede dos Conselhos Municipais, no bairro Bosque.
Após a análise da documentação, as entidades habilitadas participam de uma plenária de eleição, marcada para o dia 5 de março. A posse dos novos conselheiros está prevista para 20 de março.
Além de participar das reuniões, as organizações eleitas terão papel ativo na construção de políticas afirmativas, no enfrentamento à intolerância religiosa e na articulação entre sociedade civil e poder público. Isso porque o Compir atua diretamente em temas como educação, saúde, cultura e direitos humanos, com foco na redução das desigualdades raciais em Rio Branco.
O edital completo, com critérios, documentos exigidos e cronograma detalhado, está disponível abaixo.
VEJA:
