Rio Juruá atinge 13,17 metros e Defesa Civil mantém plano de contingência em Cruzeiro do Sul

Rio ultrapassa cota de transbordamento e Defesa Civil reforça monitoramento constante

Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade.
Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade/ Foto: Reprodução

O nível do Rio Juruá atingiu 13,17 metros na manhã desta terça-feira, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13 metros, em Cruzeiro do Sul. Apesar de o rio já ter saído da calha e invadido áreas urbanas, até o momento não há famílias desabrigadas ou retiradas de suas residências.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Damasceno Júnior, a cota de transbordo funciona como um sinal de alerta para intensificação do monitoramento. “A partir desse nível, a gente redobra a atenção. Já estamos com o plano de contingência pronto para ser executado, caso haja necessidade”, afirmou.

Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade.

Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade/ Foto: ContilNet

Ele destacou que, desde a última sexta-feira, o rio vem apresentando subida rápida, o que acendeu o sinal de atenção das autoridades. No entanto, Damasceno explicou que há um fator que traz relativa tranquilidade: a estabilização do nível do rio em municípios do Alto Juruá, como Marechal Thaumaturgo. “Com a estabilização nas cabeceiras, a expectativa é que em dois ou três dias o nível também estabilize aqui e comece a apresentar vazante, se não houver novas chuvas significativas”, pontuou.

LEIA TAMBÉM:

ContilNet realiza transmissão de sucesso no Carnaval com mais de 36 milhões de visualizações

BR-364 é liberada no interior do Acre após negociações entre manifestantes e PRF; veja o vídeo

Caminhões de gado e casos prioritários têm passagem livre em bloqueio na BR-364; veja vídeo

Entre os bairros já atingidos estão Lagoa, Várzea, Beira Rio, Miritizal (parte de cima e parte de baixo), Tapiri e Boca do Moa, todos localizados às margens do rio e que historicamente sofrem impactos durante o período de cheia. Em muitas residências, a água ainda não invadiu o interior das casas, mas já alcança quintais e áreas externas, gerando transtornos.

Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade.

Rio Juruá atinge 13,17m, supera cota e invade áreas urbanas em Cruzeiro do Sul. Defesa Civil monitora situação e não há desabrigados até o momento já na cidade/ Foto: ContilNet

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre e a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, seguem em monitoramento permanente. Escolas do município já estão preparadas para receber famílias, caso seja necessário realizar remoções.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.