Registro que circula nas redes sociais mostra um homem em situação de rua dormindo entre sepulturas no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no município de Poço de José de Moura, no Sertão paraibano. O vídeo viralizou e chamou atenção nas plataformas digitais pela situação inusitada e pela condição de vida do homem.
Segundo apurado, o jovem identificado como Glauberto Willame, de 29 anos, vive há cerca de três anos dentro do cemitério. Ele é desempregado e passou a usar o espaço como abrigo para se proteger das condições das ruas e por não ter onde morar.
Em entrevista concedida à imprensa local, Glauberto contou que chegou a sentir medo nas primeiras noites dormindo entre as lápides, mas com o tempo se acostumou e passou a ver o local como uma opção mais segura do que enfrentar o frio das ruas. “A gente tem que ter medo de quem está vivo”, disse ele em reportagem publicada em 2021.
LEIA TAMBÉM: Pessoas que moram sozinhas estão com benefício suspenso por falta de visita do CRAS
Para se sustentar, o homem realiza trabalhos informais, fazendo pequenos “bicos” e recebendo ajuda de moradores e comerciantes da região. O dono de um restaurante próximo ao cemitério chegou a oferecer refeições para ele.
A história ganhou visibilidade também pelas redes sociais, o que levou moradores a promoverem uma vaquinha online para ajudar Glauberto a sair da situação de vulnerabilidade e conseguir uma casa própria. A iniciativa buscou arrecadar fundos para cobrir custos de moradia, alimentação e roupas.
Até o momento, não há informações oficiais sobre apoio de órgãos governamentais ao jovem, nem detalhes sobre sua atual situação após a repercussão da vaquinha.

