Novos e alarmantes detalhes surgiram sobre a prisão do piloto Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, detido nesta segunda-feira (9/2) no Aeroporto de Congonhas. As investigações do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) revelaram que o comandante utilizava documentos de identidade falsos para burlar a fiscalização e dar entrada em motéis com crianças e adolescentes.
No momento em que foi abordado dentro da aeronave, Sérgio Antônio Lopes portava o registro de identidade de outra pessoa em sua carteira. A tática era utilizada para ocultar a idade real das vítimas e sua própria identidade durante os abusos sistemáticos cometidos pela rede estruturada da qual era um dos “cabeças”.

Reprodução/Policia Civil
O apelido de “Tio Sérgio” e o aliciamento escolar
A Operação Apertem os Cintos descobriu que o investigado possuía um método específico de expansão da rede. Conhecido pelas vítimas como “Tio Sérgio”, o piloto as incentivava a apresentar “coleguinhas” de escola, ampliando o ciclo de exploração. Até o momento, três vítimas diretas foram identificadas, mas a polícia acredita que o número pode ser muito maior.
A rede contava com a conivência de familiares. Uma mulher identificada como Denise, de 55 anos, também foi presa sob a acusação de “vender” as três próprias netas — de 10, 12 e 14 anos — para os abusos de Sérgio Antônio Lopes em troca de pagamentos em dinheiro.
Crimes investigados e posição da Latam
O inquérito, que tramita desde outubro de 2025, apura uma lista extensa de crimes graves:
-
Estupro de vulnerável e favorecimento da prostituição;
-
Produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil;
-
Uso de documento falso e coação no curso do processo;
-
Perseguição reiterada (stalking).
Em nota, a Latam informou que abriu uma apuração interna e repudiou as ações criminosas, reforçando que segue padrões rigorosos de conduta. O voo que seria comandado por Sérgio Antônio Lopes decolou no horário previsto com outra tripulação. O piloto permanece preso temporariamente enquanto a Polícia Civil analisa o material apreendido em sua residência, em Guararema.
Fonte: Metrópoles
Redigido por: ContilNet
