Ícone do site ContilNet Notícias

Tecnologia “cerca” foliões, identifica suspeitos e garante Carnaval sem ocorrências, diz secretário

Por Matheus Mello, ContilNet

Secretário afirma que as noites de Carnaval foram um sucesso

Secretário afirma que as noites de Carnaval foram um sucesso/Foto: ContilNet

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), coronel Ezequiel Bino, afirmou que o sistema de videomonitoramento utilizado pela Prefeitura de Rio Branco durante o Carnaval 2026 permitiu identificar todas as pessoas que circularam na área da festa e contribuiu para que o evento terminasse sem registros de ocorrências policiais.

SAIBA MAIS: Bocalom faz balanço do Carnaval, elogia segurança e volta a descartar Guarda Municipal

Segundo o secretário, a estratégia adotada foi ampliar o alcance das câmeras para além do espaço principal da folia, criando um cerco tecnológico no entorno do evento.

De acordo com ele, o sistema capturou imagens não apenas dentro da Praça da Revolução, onde ocorreram as programações, mas também em um raio de cerca de um quilômetro. “Todos que entrassem no evento foram capturados pelo sistema. Não apenas aqui na praça, mas também nas vias periféricas, que ficaram dentro desse cerco de monitoramento”, explicou.

Bino afirmou que o desempenho do Centro de Videomonitoramento da Prefeitura foi considerado satisfatório e serviu como teste operacional antes da inauguração oficial da estrutura.

O secretário destacou que o sistema não foi criado especificamente para o Carnaval, mas vem sendo ampliado desde 2022, quando foi lançado o projeto Rio Branco Mais Segura. Segundo ele, atualmente cerca de 450 câmeras compõem a rede municipal, com uso voltado tanto para segurança quanto para gestão administrativa da cidade.

“Essas câmeras também auxiliam na rotina operacional da prefeitura, no transporte coletivo, no trânsito e em outras áreas. É uma ferramenta de gestão que ajuda no funcionamento da cidade”, disse.

O prefeito Tião Bocalom participou do balanço sobre o Carnaval/Foto: ContilNet

Sobre a segurança durante o evento, Bino afirmou que o sistema de reconhecimento facial identificou pessoas com pendências judiciais, e as informações foram repassadas à Polícia Militar para os procedimentos necessários.

Ele também declarou que não houve registros de violência ao longo das cinco noites de programação. “Foram cinco noites sem nenhuma ocorrência policial, nenhuma lesão ou briga. Isso mostra o resultado do investimento em organização e tecnologia”, afirmou.

O secretário disse ainda que a gestão municipal considera o uso do videomonitoramento como parte do processo de implantação do conceito de cidade inteligente em Rio Branco.

Sair da versão mobile