A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicou nesta semana o edital de seleção para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-CITA). Ao todo, estão sendo ofertadas 31 vagas para ingresso na turma de 2026.
Desse total, 23 são destinadas à ampla concorrência e oito reservadas ao sistema de ações afirmativas, voltado a candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas transgênero e pessoas com deficiência, conforme norma do Conselho Universitário. Caso não haja preenchimento dessas vagas, elas poderão ser redistribuídas para a concorrência geral.
As oportunidades contemplam três grandes áreas, Biológicas e Saúde, Ciências Agrárias e Exatas e da Terra e Engenharias, e estão vinculadas diretamente às linhas de pesquisa e aos docentes orientadores do programa, respeitando os perfis de formação exigidos.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no sistema da universidade, entre 12 de fevereiro e 3 de março de 2026. A divulgação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas está prevista para 5 de março, com prazo para recursos nos dias seguintes. O resultado final dessa etapa deve sair em 9 de março.
Para seguir no processo, os candidatos precisam alcançar nota mínima de 5,0 nas fases eliminatórias. A classificação final será definida pela soma das pontuações obtidas em todas as etapas.
Podem participar profissionais formados em diferentes áreas do conhecimento, como Ciências Biológicas, Engenharias, Saúde, Agrárias, Exatas e Ambientais, desde que a graduação seja compatível com a linha de pesquisa escolhida e com o perfil do orientador.
Para obter o título de mestre, o estudante deverá cumprir 20 créditos em disciplinas, ser aprovado no exame de qualificação, comprovar proficiência em língua inglesa, manter o Currículo Lattes atualizado e defender a dissertação em até 24 meses.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em 31 de março de 2026, com convocação imediata para matrícula. O início do procedimento está previsto para 15 de abril e ocorrerá em duas etapas, uma institucional, junto ao Núcleo de Registro e Controle Acadêmico, e outra curricular, na coordenação do programa. O descumprimento dos prazos ou da documentação exigida resultará na perda da vaga.
