Ícone do site ContilNet Notícias

Ufac define data da eleição para reitor e vice com voto on-line e regras rígidas contra fake news

Por Matheus Mello, ContilNet

O novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) serão escolhidos no dia 19 de março de 2026, das 08h às 21h. Os detalhes estão no Nº 01/2026, publicado na última semana e que define as regras para a participação da comunidade acadêmica no pleito.

Sede do Campus Rio Branco da Ufac/Foto: Reprodução

O edital abre oficialmente o processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor para o mandato 2026–2030.

De acordo com o edital, professores, técnicos administrativos e estudantes poderão participar do pleito, desde que estejam regularmente vinculados à instituição. Alunos precisam ter pelo menos 16 anos na data da votação. O acesso ao sistema será feito com credenciais institucionais, usando CPF e senha da rede oficial.

As inscrições das chapas — formadas obrigatoriamente por candidato a reitor e vice — ocorrerão entre os dias 10 e 12 de fevereiro, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Podem concorrer docentes da carreira do magistério superior que sejam professores titulares, associados nível 4 ou portadores de doutorado.

A campanha eleitoral terá início após a homologação das candidaturas e seguirá até 18 de março. O edital estabelece uma série de regras para divulgação, permitindo debates, uso de redes sociais, visitas a salas e distribuição limitada de material gráfico. Por outro lado, estão proibidos outdoors, faixas, carros de som, eventos festivos e uso de estruturas administrativas da universidade.

Um dos pontos mais detalhados do regulamento é o combate a irregularidades digitais. O texto proíbe expressamente compra de seguidores, uso de robôs, impulsionamento pago de conteúdo eleitoral, disparos em massa de mensagens e contratação de influenciadores. O descumprimento pode gerar suspensão de campanha e até cassação da candidatura.

O limite de gastos por chapa foi fixado em R$ 70 mil, com possibilidade de acréscimo de até R$ 15 mil em caso de segundo turno. As campanhas só poderão receber recursos de pessoas físicas da própria comunidade universitária, com prestação de contas obrigatória.

O resultado será calculado por sistema proporcional, com peso igual para docentes, técnicos e estudantes. Caso nenhuma chapa alcance maioria absoluta dos votos válidos ponderados, haverá segundo turno no dia 26 de março.

Após a consulta, o Colégio Eleitoral Especial da universidade será responsável por formar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

Principais informações do edital — Eleição da Ufac

Documento: Edital nº 01/2026 — Consulta eleitoral para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Ufac
Período de gestão: 2026–2030

 Data da votação


Quem pode votar


 Quem pode ser candidato

Inscrição por chapa (reitor + vice).


Período de inscrições


 Campanha eleitoral


 Limite de gastos de campanha


Regras contra abusos digitais

O edital traz regras rígidas contra:

Penalidades vão de advertência até cassação da candidatura.


Segundo turno

Se ninguém atingir 50% + 1 dos votos válidos proporcionais, haverá segundo turno em:


⚖️ Peso dos votos

Sistema proporcional paritário:

Sair da versão mobile