Ícone do site ContilNet Notícias

Vistoria garante segurança e confirma tudo pronto para o Carnaval em Cruzeiro do Sul

Por José Halif, ContilNet

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou vistoria técnica na estrutura montada para o Carnaval 2026, que será realizado na Praça Orleir Cameli.

"Neste ano, inovamos o Carnaval com os blocos", diz Zequinha Lima. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou, nesta semana, uma vistoria técnica na estrutura montada para o Carnaval 2026, que será realizado na Praça Orleir Cameli. A inspeção contou com a presença de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes do Governo do Estado e secretários municipais, com o objetivo de garantir que o espaço esteja adequado para receber o público com segurança.

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da ação preventiva. “Toda a equipe está aqui fazendo esse trabalho de vistoria da área onde vai acontecer a festa. É importante fazer esse trabalho um dia antes com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado e nossos secretários para garantir que as coisas realmente estejam de acordo e que possamos receber bem as pessoas, garantindo a segurança”, afirmou.

Ele reforçou ainda o convite à população da região. “Queremos aproveitar para convidar a população do Juruá que quiser prestigiar o Carnaval aqui de Cruzeiro do Sul. Estamos prontos e preparados para receber a sociedade e os foliões com segurança, com a garantia de que vão brincar tranquilamente no Carnaval da Paz, como tem acontecido todos os anos”, declarou.

Zequinha Lima destacou a importância da ação preventiva. “Toda a equipe está aqui fazendo esse trabalho de vistoria da área onde vai acontecer o Carnaval”. Foto: Reprodução

Sobre a estrutura e programação, o prefeito acrescentou: “Estamos dando os retoques finais. A equipe está aqui há uma semana e vamos trabalhar dia e noite para que tudo esteja pronto. Nossos cantores e músicos já estão há duas semanas ensaiando um repertório atualizado, mas mantendo também a tradição das marchinhas que sempre são tocadas nas noites carnavalescas em Cruzeiro do Sul.”

No campo da segurança, o tenente Alessandro Martins, Relações Públicas da Polícia Militar do Juruá, explicou o planejamento operacional. “O comando da Polícia Militar se reuniu com a comissão organizadora e traçamos uma meta de operações para o carnaval. Vamos empenhar em torno de 50 operadores de segurança durante as noites carnavalescas para trazer o carnaval mais seguro e tranquilo para a população cruzeirense”, afirmou.

Ele também alertou sobre a proibição de recipientes de vidro. “A questão da garrafa de vidro é recorrente. A gente sempre pede para que se evite, porque pode se tornar uma arma em potencial e até letal.” O oficial garantiu ainda que o policiamento regular será mantido. “O serviço vai transcorrer de maneira normal. A segurança nos bairros e nas demais localidades da cidade estará fluindo da mesma forma.”

A programação cultural foi detalhada pelo secretário de Cultura, Flávio Rosas. “Amanhã nós vamos iniciar o nosso carnaval com a grande Corrida da Fantasia. Convidamos a população para participar. Nas outras noites teremos a banda oficial do carnaval, grupo de dança e DJ para completar a animação dos foliões”, explicou.

Sobre os blocos, ele destacou a novidade deste ano. “Inovamos com os blocos. No domingo e na segunda-feira serão quatro blocos por noite e, na terça-feira, teremos o fechamento geral com os oito blocos participando.”

Além da festa, a gestão municipal ressalta o impacto econômico do evento. A secretária de Empreendedorismo, Janaína Terças, enfatizou a importância da iniciativa para os trabalhadores locais. “As pessoas às vezes não veem esse lado da economia. É o momento em que muitos empreendedores conseguem suprir necessidades do ano todo, porque é um volume muito grande de vendas”, disse.

Ela completou: “Teremos em média 70 empreendedores fixos dentro do perímetro do carnaval, além dos ambulantes que vão circular. Com certeza, a renda do carnaval vai injetar um bom valor no município de Cruzeiro do Sul nesse período.”

Sair da versão mobile