Ícone do site ContilNet Notícias

Alerta: Acre lidera ranking nacional de adolescentes que já experimentaram cigarro

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Pesquisa nacional expõe alto contato de adolescentes acreanos com cigarro

Pesquisa nacional expõe alto contato de adolescentes acreanos com cigarro | Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que indica outros cenários da educação do Brasil, como alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e drogas, além de saúde sexual, mental e atividade física dos estudantes das escolas públicas e privadas do país.

Em um dos pontos da pesquisa, o IBGE perguntou se os adolescentes já experimentaram drogas ilícitas alguma vez na vida. O Acre aparece em 16º lugar no ranking, com 7,6%. Em 2019, este mesmo índice era de 12,5%. Na pesquisa aparece, ainda, o percentual de adolescentes de 13 a 17 anos que fumaram cigarro alguma vez. O Acre teve o percentual mais alto em 2024, de 28,9%, junto com o Mato Grosso do Sul (27,7%).

O levantamento foi feito com mais de 100 mil estudantes de todo o Brasil/Foto: IBGE

O levantamento consistiu na coleta de dados de mais de 118 mil estudantes de 13 a 17 anos de escolas públicas e privadas de 1.282 cidades de todas as regiões do país no ano de 2024. Os adolescentes respondem, de forma sigilosa, a um questionários com diversas perguntas sobre comportamento e saúde.

Com o recorte de adolescentes que fumaram nos 30 dias anteriores à pesquisa, o Acre registrou uma diminuição com relação à última pesquisa, feita em 2019. Em 2024 foram 10,2% dos adolescentes, enquanto em 2019 o percentual era maior, de 10,9%.

Sair da versão mobile