Ícone do site ContilNet Notícias

Após anúncio de fechamento, Conservatório de Música do Juruá será retomado

Por Redação ContilNet

Encerramento das atividades, divulgado no último fim de semana, havia causado forte comoção. — Foto: Reprodução/MPAC

Dias após o anúncio do fechamento do Conservatório de Música do Juruá, em Cruzeiro do Sul, uma reviravolta trouxe alívio para alunos e famílias: o projeto deve ser retomado. O procurador-geral de Justiça do MInistério Público do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, confirmou neste domingo (29) que a iniciativa voltará a funcionar por meio de uma parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O encerramento das atividades, divulgado no último fim de semana, havia causado forte comoção. Sem recursos para continuar, o conservatório – que ao longo de quase uma década formou mais de mil alunos – deixou uma lacuna cultural na cidade e interrompeu o acesso gratuito à formação musical para crianças e adolescentes, muitos deles em situação de vulnerabilidade.

Para famílias atendidas, o impacto foi imediato. Pais relataram que o espaço era mais do que uma escola de música, funcionando como ambiente de acolhimento e transformação social. Com o fechamento, Cruzeiro do Sul passou a contar apenas com iniciativas particulares no setor.

Agora, com o anúncio do MPAC, a expectativa é de retomada das atividades e continuidade do projeto idealizado pelo promotor de Justiça Iverson Bueno em 2016 e institucionalizado em 2017. A iniciativa sempre teve como foco oferecer oportunidades por meio da música e estimular o desenvolvimento pessoal e cultural de jovens do Vale do Juruá.

“O Conservatório visa transformar realidades, oferecendo oportunidades por meio da música”, destacou o Ministério Público ao anunciar a retomada. O procurador-geral reforçou a importância social da iniciativa: “Investir na infância e na juventude é garantir um futuro mais justo, digno e com oportunidades para toda a sociedade”.

O conservatório é fruto de uma parceria entre o MPAC, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva, a Sociedade Eunice Weaver e o Poder Judiciário. Ao longo dos anos, revelou talentos e chegou a projetar alunos em nível nacional, com participações em programas como o The Voice Brasil, além da formação de grupos musicais locais, como a banda Garotos do Sótão.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre prazos ou formato da retomada.

Sair da versão mobile