Ícone do site ContilNet Notícias

“Não posso ignorar uma missão”, diz Bocalom em carta de ‘despedida’ da prefeitura

Por Anne Nascimento, ContilNet

A recente saída do PL e a necessidade de buscar abrigo em outra legenda não representam novidade na carreira do prefeito

A fala sugere que o agora ex-prefeito está decidido no novo caminho político | Foto: Juan Diaz, ContilNet

A renúncia do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, oficializada nesta quinta-feira (26) após o envio de carta à Câmara de Vereadores, foi focada naquilo que o gestor classifica como uma decisão não apenas administrativa, mas resultado de um “chamado” que define como uma missão de esperança diante do momento vivido pelo país.

“Esta decisão é fruto de muita reflexão e do entendimento de que tenho um dever a cumprir com o Estado do Acre”, escreveu Bocalom, ao justificar a saída do cargo. No mesmo trecho, ele cita um cenário de insatisfação nacional, afirmando que “a indignação toma conta das ruas, dos lares e das instituições”.

A fala sugere que o agora ex-prefeito está decidido no novo caminho político, voltado à campanha de governo do Estado. Bocalom reitera que não poderia “ignorar uma missão”, que, segundo ele, tem como nome “ESPERANÇA”.

“Assumi a Prefeitura de Rio Branco em 1º de Janeiro de 2021, e desde então, trabalho com humildade e dedicação neste distinto cargo, pois honro e respeito a fé em mim depositada, acordando cedo e dormindo tarde em todos os 1.917(mil novecentos e dezessete) dias do nosso compromisso enquanto gestores, e sinto, portanto, que chegou o momento de retribuir ainda mais ao Acre tudo aquilo que ele fez por mim e à minha família. É com esse espírito de serviço que deixo o cargo de prefeito, pois cuidar de Rio Branco e dos rio-branquenses tornou-se para mim um verdadeiro sacerdócio”, enfatizou no documento

Documento foi recebido pelos vereadores da capital. — Foto: ContilNet

O conteúdo amplia o tom já observado em outros trechos da carta, marcada por referências à fé, propósito e dever público.

“Como todo bom cristão, todas as minhas ações e decisões sempre foram pautadas pelo meu íntimo relacionamento com Deus, e agradeço imensamente a Ele por proporcionar que o Espírito Santo me guiasse até aqui, e peço com veemência confiante em sua luz que Ele continue a clarear os meus passos e abençoar os meus propósitos, pois são nossas escolhas que  definem os nossos caminhos, sendo a disciplina, a verdade e a servidão os ideais que iluminam os meus”.

A leitura do documento foi feita pelo vereador Joabe Lira, após a entrega oficial realizada por Jorge Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Sejur).

Confira a carta na íntegra:

“Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1:7)

Senhor Presidente,

Como todo bom cristão, todas as minhas ações e decisões sempre foram pautadas pelo meu íntimo relacionamento com Deus, e agradeço imensamente a Ele por proporcionar que o Espírito Santo me guiasse até aqui, e peço com veemência – confiante em sua luz – que Ele continue a clarear os meus passos e abençoar os meus propósitos, pois são nossas escolhas que definem os nossos caminhos, sendo a disciplina, a verdade e a servidão os ideais que iluminam os meus.

Após mais de 5 anos à frente da Prefeitura de Rio Branco, venho tomar essa difícil decisão, consciente em minha mente e sincero em meu coração. Tenho a convicção de que a nossa amada Rio Branco é hoje uma cidade (com “c” de capital), muito mais desenvolvida, menos desigual e mais inclusiva, com uma economia pujante e serviços públicos de qualidade. Ainda enfrentamos desafios, mas, se posso deixar o mandato com paz de espírito, é porque sei que o nosso vice-prefeito e meu grande amigo Alysson Bestene dará continuidade às políticas públicas exitosas desta nossa gestão e continuará construindo uma cidade onde todos possam viver com mais DIGNIDADE.

Sempre trabalhei em equipe, se fizemos muito e longe chegamos é porque sempre estive muito bem acompanhado. Agradeço a toda a minha família, em especial a minha rainha Beth Bocalom (in memoriam), a minha filha Luciana e as minhas amadas netas Isabella, Ana Luíza e Maria Rita, e a minha amada esposa e parceira de sonhos, Kelen Bocalom, a coluna forte de nosso lar. Deixo também meu fraternal abraço e sincero agradecimento ao meu leal time de secretários, parceiros dos triunfos que conquistamos e estendo a minha enorme gratidão a todos colaboradores de nossa Prefeitura, que diariamente se dedicam para que o nosso povo tenha uma vida melhor e para que as próximas gerações possam colher os frutos deste legado de transformações.

Agradeço profundamente a esta Câmara de Vereadores pela parceria institucional ao longo destes anos. Mesmo nos momentos mais difíceis, prevaleceu o compromisso com nosso povo. Destaco que a contribuição dessa casa está em todas as nossas realizações. Sou grato a todos os 17 (dezessete) nobres vereadores e vereadoras do meu primeiro mandato e aos 21 (vinte e um) membros desta legislatura, aonde enfrentamos diversos desafios, mas juntos sempre avançamos.

Recebo agora com responsabilidade e serenidade a um novo chamado, e com o sentimento de missão cumprida e eternamente grato pela oportunidade a nós concedida, atendendo a legislação vigente, apresento a renúncia ao cargo de prefeito, confiante de que o meu maior feito foi de que os rio-branquenses voltaram a sentir o orgulho e a alegria de serem rio-branquenses.

Rio Branco estará sempre em meu coração,

Rio Branco, 26 de março de 2026.

Tião Bocalom

CARTA DE RENÚNCIA

 

Sair da versão mobile