Ícone do site ContilNet Notícias

Operação “De Olho no Combustível” já passou por 52 postos em todo Acre

Por Fhagner Soares, ContilNet

Operação "De Olho no Combustível" já passou por 52 postos em todo Acre

Procon e Ministério Público analisam documentos de 52 postos para verificar compatibilidade de preços e custos/ Foto: Pedro Castro/Procon

A ofensiva contra possíveis práticas abusivas no mercado de combustíveis ganhou força no Acre nesta semana. Sob a coordenação do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a operação “De Olho no Combustível” já alcançou a marca de 52 postos fiscalizados em todo o estado até esta sexta-feira (27). A ação é um esforço conjunto que reúne a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério Público do Acre (MPAC) e o Núcleo de Apoio Técnico (NAT).

O foco das vistorias é garantir que o consumidor acreano não seja prejudicado por elevações injustificadas de preços. As equipes estão cruzando dados entre os valores praticados nas bombas e os custos de aquisição dos produtos junto às distribuidoras. “Nosso objetivo é garantir a transparência ao consumidor. Caso seja constatada alguma irregularidade, haverá aplicação legal dentro do previsto na legislação consumerista”, explicou a presidente do Procon-AC, Alana Albuquerque.

Estabelecimentos que praticarem elevação injustificada de preços no Acre estarão sujeitos a sanções/ Foto: Pedro Castro/Procon

Análise Técnica e Sanções

O material coletado nos 52 estabelecimentos não servirá apenas para registro. Toda a documentação será submetida ao crivo do NAT e do MPAC. Se os técnicos identificarem indícios de abusividade ou descumprimento das normas de proteção ao consumidor, os responsáveis pelos postos estarão sujeitos a multas e outras sanções administrativas previstas em lei.

LEIA TAMBÉM: 

Vereador doa concreto para amenizar transtornos em rua de Sena Madureira

Fabricio Marta revela que sofreu pressão da Globo enquanto estava internado

Sena Madureira em alerta: 12 pacientes estão em tratamento contra tuberculose

John Lynneker, chefe de fiscalização do Procon, destacou que a operação também busca assegurar que as informações sobre os preços sejam expostas de forma clara e ostensiva. Segundo ele, a iniciativa fortalece a segurança jurídica e a confiança nas relações de consumo em Rio Branco e no interior.

Operação Nacional chega ao Acre e mobiliza órgãos de controle em 52 postos de combustíveis em todo o estado/ Foto: Pedro Castro/Procon

Movimento Nacional

A fiscalização no Acre integra uma estratégia da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e da ProconsBrasil. De acordo com a presidente da ProconsBrasil, Renata Ruback, operações similares estão ocorrendo simultaneamente em diversos estados para coibir aumentos desproporcionais observados nas últimas semanas. A orientação é clara: o consumidor que identificar indícios de preços abusivos deve formalizar a denúncia imediatamente junto ao Procon local.

Sair da versão mobile