O nível do Rio Acre ultrapassou a cota de alerta de 13,50 metros nesta segunda-feira (20), na medição de 0h. Com o avanço do manancial, as águas já atingiram a Rua Barbosa Lima, no bairro da Base. Na última medição, às 12h, o Rio Acre mediu 13,85 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, o cenário mudou rapidamente em relações às projeções anteriores.
“A gente precisa reconsiderar essa situação de não chegar na cota de transbordamento. Pelo contrário, agora nós já temos a certeza que essa cota vai ser batida, e possivelmente ainda no dia de hoje”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Rio Acre pode ultrapassar cota de transbordo ainda hoje e abrigos são montados
As equipes da Defesa Civil já intensificaram as ações de emergência, incluindo preparação de abrigos e possível retirada de famílias de áreas de risco.
“Estamos trabalhando na preparação de abrigos, remoção de famílias, mobilização… todos os nossos planos de ação estão sendo colocados agora”, explicou o coordenador, destacando que a prioridade é utilizar espaços já existentes para acolhimento emergencial, evitando obras demoradas diante da possibilidade de rápida vazante.
O avanço das águas está ligado ao volume de chuvas registrado no fim de semana em toda a bacia do Rio Acre. Apesar da possibilidade de o rio atingir até 15 metros, Falcão diz que o cenário pode ser de rápida elevação seguida de recuo. “Seria um ‘bate e volta’. Por isso, precisamos focar em ações emergenciais, que possam ser executadas rapidamente”, disse.
Confira fotos:

