O nível do Rio Acre continua subindo ao longo desta segunda-feira (30) e já se aproxima da cota de transbordo em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil, o rio atingiu 13,90 metros às 15h – apenas 10 centímetros abaixo do limite de 14 metros, quando ocorre o transbordamento.
Os dados mostram uma elevação constante ao longo do dia. Pela manhã, o nível era de 13,60 metros às 6h27, subindo para 13,75 metros às 9h, 13,80 metros às 10h e chegando a 13,85 metros ao meio-dia. À tarde, o avanço continuou até atingir a marca mais recente.
A cota de alerta, fixada em 13,50 metros, já foi ultrapassada desde as primeiras horas do dia. Mesmo com um volume de chuva considerado baixo nas últimas 24 horas – 4,60 milímetros – o rio mantém tendência de alta, o que preocupa autoridades e moradores de áreas mais vulneráveis.
Ao ContilNet, ainda na manhã desta segunda-feira, o coordenador Municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, enfatizou que o trabalho de preparação de abrigos e remoçãod e famílias já está em andamento. “Todos os nossos planos de ação estão sendo colocados agora”, explicou o coordenador, destacando que a prioridade é utilizar espaços já existentes para acolhimento emergenciais. “Da mesma maneira que o rio subiu rápido, ele deve descer de forma repentina, também”, enfatizou.
