O atacante Rodrygo Goes, atacante do Real Madri e da Seleção Brasileira, sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e está fora da Copa. A lesão, considerada uma das mais temidas no futebol profissional, deve afastar o jogador dos gramados por meses e exige intervenção cirúrgica seguida de um rigoroso processo de reabilitação. Em entrevista ao portal LeoDias, o médico ortopedista Dr. Pedro Ribeiro explicou detalhes da lesão.
Segundo o especialista, a ruptura do LCA compromete diretamente a estabilidade do joelho, especialmente em atletas que realizam movimentos bruscos, mudanças rápidas de direção e desacelerações constantes, características marcantes do futebol de alto rendimento.
Veja as fotos
Leia Também
Rodrygo rompe o ligamento do joelho e está fora da Copa do Mundo
Ancelloti explica ausência de Neymar e Rodrygo: “Tem que estar em boas condições”
Amistoso “oficial”: O que esperar do último jogo da Seleção no Brasil antes da Copa
Ancelotti avisa sobre convocação da Seleção Brasileira: “Não é uma lista definitiva”
“A lesão do ligamento cruzado anterior geralmente acontece em movimentos de rotação com o pé fixo no chão ou em desacelerações repentinas. O atleta costuma relatar um estalo no momento da ruptura, seguido de dor intensa, inchaço rápido e sensação de falseio no joelho”, explica o Dr. Pedro Ribeiro.
Ainda de acordo com o especialista, em atletas de alta performance, como é o caso de Rodrygo, o tratamento indicado é cirúrgico. “A reconstrução do ligamento é feita com enxerto, que pode ser retirado do próprio paciente. Depois da cirurgia, inicia-se um protocolo rigoroso de fisioterapia, fundamental para recuperar força, mobilidade e estabilidade. O retorno ao esporte costuma ocorrer entre seis e nove meses, podendo variar conforme a resposta individual e a evolução clínica”, detalha.
O médico também ressalta a importância do acompanhamento multidisciplinar. “Além da parte física, é essencial trabalhar o aspecto psicológico do atleta, porque a confiança no joelho operado faz diferença no retorno seguro às competições.”
A ausência de Rodrygo representa uma baixa significativa no elenco da Seleção Brasileira e também gera preocupação em relação ao calendário da Seleção na Copa do Mundo. Agora, o foco do atacante será a cirurgia e a recuperação completa, com expectativa de retorno apenas na próxima temporada.

