A Universidade Federal de Minas Gerais vai iniciar os testes em humanos da Calixcoca, vacina desenvolvida para auxiliar no tratamento da dependência de crack e cocaína. O anúncio marca a entrada do projeto na fase clínica.
A confirmação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou o avanço após resultados considerados promissores em testes laboratoriais e estudos com animais. A vacina já possui patente nacional e internacional.
Vacina Calixcoca contra dependência de crack e cocaína após resultados positivos em estudos/ Foto: Reprodução
De acordo com os pesquisadores, a Calixcoca estimula o organismo a produzir anticorpos que se ligam à droga ainda na corrente sanguínea. Com isso, a substância não consegue ultrapassar a barreira hematoencefálica, impedindo a sensação de euforia associada ao uso.
O coordenador do estudo e professor da UFMG, Frederico Duarte Garcia, explicou que o imunizante não substitui o tratamento convencional. “A vacina tende a ter maior eficácia em pacientes que já estão em abstinência e buscam se manter longe da droga”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Influenciadora conta como saiu do Acre para morar nos EUA e revela que já foi decidida a não voltar
Moradores constroem ponte por conta própria em comunidade rural no interior do Acre
Cobra atravessa via urbana e chama atenção de motoristas em Rio Branco; veja vídeo
Segundo ele, ao bloquear o efeito psicoativo em caso de recaída, aumentam as chances de o paciente retomar o tratamento e manter a recuperação.
O projeto está na etapa final de preparação documental para o início dos ensaios clínicos. Nessa fase, serão avaliadas segurança, dosagem e eficácia em humanos. Caso os resultados sejam positivos, o país poderá avançar em uma nova abordagem terapêutica contra a dependência de estimulantes.

