Zanin condena deputados do PL por cobrar propina para liberar emendas 

Por AgĂȘncia Brasil 17/03/2026


Logo AgĂȘncia Brasil

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (17) para condenar dois deputados federais e um suplente do PL pelo crime de corrupção passiva. ebcebc

O voto do ministro, que Ă© relator do caso, foi proferido durante julgamento no qual a Primeira Turma da Corte analisa denĂșncia da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) contra os deputados Josimar MaranhĂŁozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA), alĂ©m do suplente Bosco Costa (PL-SE).

NotĂ­cias relacionadas:

Os parlamentares são acusados de cobrar propina para a liberação de emendas parlamentares.

Conforme a acusação, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhÔes em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

Ao votar sobre a questão, Zanin disse que hå provas robustas de que os acusados cometeram crime de corrupção passiva ao solicitar o pagamento de propina ao então prefeito do município José Eudes, que denunciou o caso.

“Contra os trĂȘs parlamentares, hĂĄ robustas provas orais e documentais, produzidas ao longo da instrução criminal e da instrução processual, indicando que teriam atuado em concertação ilĂ­cita para solicitar ao prefeito JosĂ© Eudes o pagamento de vantagem indevida”, afirmou. 

Zanin também votou para absolver os réus da acusação de organização criminosa.

O julgamento prossegue para manifestação dos demais integrantes da Primeira Turma. Faltam os votos dos ministros FlĂĄvio Dino, Alexandre de Moraes e CĂĄrmen LĂșcia.

Em caso de votação favoråvel à condenação, os ministros ainda vão definir as penas dos acusados. 

Fonte: Agencia Brasil

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.