O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (31/03), a exoneração de Fernando Haddad do cargo de conselheiro da Itaipu Binacional. A medida, assinada pelo presidente Lula, é o último passo burocrático para que o ex-ministro da Fazenda mergulhe oficialmente na disputa pelo Governo de São Paulo.
Haddad já havia deixado o comando da Fazenda em 20 de março, sendo substituído por Dario Durigan. Agora, ao abrir mão da cadeira no conselho da usina cargo que envolvia reuniões mensais e gratificações, ele cumpre os prazos de desincompatibilização exigidos pela legislação eleitoral.
O Conselho de Itaipu
Com a saída de Haddad, o lado brasileiro do Conselho de Administração de Itaipu segue composto por nomes de peso do primeiro escalão:
Com informações do Metrópoles.
-
Alexandre Silveira (Minas e Energia)
-
Esther Dweck (Gestão e Inovação)
-
Rui Costa (Casa Civil)
-
Mauro Vieira (Itamaraty)
-
Gleide Andrade e Iggor Gomes Rocha
O Fator São Paulo
A exoneração ocorre no mesmo dia em que a pesquisa Atlas/Estadão mostrou um cenário de equilíbrio na disputa pelo Senado em SP, onde Haddad também aparece como um nome forte caso desista da corrida ao governo.
No entanto, o plano principal do PT segue sendo a tentativa de Haddad de conquistar o Palácio dos Bandeirantes, contando com o apoio de Simone Tebet, que recentemente se filiou ao PSB para reforçar o palanque da esquerda no estado.

