Com a redução do nĂvel do Rio Juruá, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul dará inĂcio, nesta segunda-feira (3), Ă operação de retorno das famĂlias que estavam abrigadas durante a enchente.
Na medição mais recente, o rio marca 14,03 metros, indicando vazante apĂłs dias de cheia. A ação vai mobilizar mais de 100 profissionais, com o apoio de embarcações e caminhões para garantir o deslocamento seguro das famĂlias atĂ© suas residĂŞncias.
Atualmente, 55 famĂlias totalizando 242 pessoas estĂŁo acolhidas em sete escolas da rede pĂşblica: Padre Arnoud, Madre Adelgundes Becker, Corazita Negreiros, Thaumaturgo de Azevedo, Marcelino Champagnat, Terezinha Saavedra e Rita de Cássia. Durante o perĂodo nos abrigos, as famĂlias receberam alimentação, assistĂŞncia social e suporte das equipes municipais.

Equipes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul organizam a logĂstica para levar famĂlias de volta aos seus bairros/ Foto: Reprodução
Essas famĂlias foram retiradas de casa no dia 28 de abril, quando o Rio Juruá atingiu 13,75 metros e começou a invadir áreas urbanas e ribeirinhas. Esta foi a quinta enchente registrada em 2026 no municĂpio, evidenciando a intensidade do perĂodo de cheias neste ano.
Além do acolhimento nos abrigos, a Prefeitura também garantiu o fornecimento de água mineral para moradores que permaneceram em áreas atingidas, minimizando os impactos da inundação.
A operação de retorno marca uma nova etapa, agora voltada Ă recuperação das áreas afetadas e ao recomeço das famĂlias apĂłs mais um episĂłdio de cheia no Vale do Juruá.


