O governo do Acre recebeu nesta sexta-feira (1), 5 kits de medicamentos e insumos estratégicos para atender as vítimas das chuvas intensas e enchentes, enviados pelo Ministério da Saúde.
Os kits contam com 48 itens — 32 medicamentos e 16 insumos — como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas, e têm capacidade para assistir 1,5 mil pessoas durante um mês.
A medida precisou ser tomada após 17 municípios do Acre estarem em situação de emergência, e tem validade por 180 dias e foi tomada considerando os prognósticos técnicos que apontam ocorrência de chuvas acima da média esperada para o período.
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, explicou que os produtos enviados serão utilizados para o enfrentamento do pós-alagação, momento em que doenças como leptospirose, tétano, hepatite A, doenças diarréicas são mais sucessivas.
“Esses kits possuem medicamentos, materiais médico hospitalares para a segunda fase da alagação. Nós sabemos que as doenças disseminadas por águas aparecem em um segundo momento, na limpeza das casas, na vazão dos rios. Esses medicamentos chegam para estruturar os municípios para que eles consigam dar assistência. São antibiótico, antiparasitários, soro de reidratação”, disse.
O governador Gladson Cameli explicou que essa medida é apenas o começo da assistência e apoio por parte do governo federal, anunciado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin: “Aquilo que tiver que enviar e fazer, o presidente me falou que estará a disposição para nos ajudar”.
Os primeiros kits serão enviados a 5 municípios do Acre que já deram sinal de vazante. São eles: Santa Rosa, Jordão, Placido de Castro, Brasileia e Assis Brasil. Ao todo, o lote vai atender 1500 pessoas durante um mês inteiro.
Porém, a Sesacre informou que um novo pedido foi feito ao Ministério da Saúde para o envio de novos kits para outros municípios do estado.
VEJA FOTOS DE JUAN DIAZ PELO CONTILNET: