Nesta terça-feira (05), a Apple liberou a versão estável do iOS 17.4. O software estava em versão beta para testes há algumas semanas, ganhou a versão RC (Release Candidates) na agora última terça-feira (27) e agora foi disponibilizado para todos os donos de aparelhos iPhones compatíveis.
Esta é uma das maiores atualizações recentes do sistema operacional móvel da Maçã e praticamente marca uma nova era. Por causa da pressão de legisladores europeus, o SO está mais aberto do que nunca.
No Beta 4 do iOS 17, os usuários podem instalar apps de terceiros, ou seja, que estão disponíveis fora da App Store. A própria empresa já havia anunciado o fato em 25 de janeiro deste ano.
Com a novidade, os usuários que instalarem o update também podem escolher o próprio provedor de serviço de pagamento dentro dos aplicativos. Também é possível a partir de agora mudar o navegador padrão do iPhone. Além disso, já é permitido fazer assinaturas e outras transações em sites externos fora do ecossistema.
Apesar das boas notícias, a abertura da Apple por enquanto é bastante restrita. As novas regras só valem em 27 países do bloco europeu e não devem ser lançadas em outros mercados.
Mais novidades no iOS 17.4
O iOS 17.4 tem outras alterações importantes para usuários de outros lugares do mundo. O software disponibiliza, por exemplo, um painel com novas opções para o CarPlay.
Uma das atualizações mais importantes no quesito segurança foi realizada no iMessage. O aplicativo de mensagens ganhou um protocolo de criptografia pós-quântica (PQ3), que segundo a Apple é o mais método de proteção mais eficaz que se tem notícia até agora.
Confira, a seguir, mais novidades do iOS 17.4:
- Mais indicadores da saúde da bateria do celular, incluindo contagem de ciclos, data de fabricação da bateria e mais no iPhone 15;
- Novos visuais para emojis como fenix, cogumelo, balançando a cabeça de forma negativa, limão e corrente quebrada;
- Melhorias no recurso de Proteção de Dispositivo Roubado;
- Transcrições de áudio no app de Podcasts e Atividades ao Vivo;
- Identificador de chamada exibe nome do local, logotipo e departamento de empresas verificadas pela Apple;
- Pagamento com Apple Cash mesmo em estabelecimentos que não aceitam o Apple Pay, bastando informar o número da carteira utilizando o Safari AutoFill;
- Messages for Business, serviço para se comunicar com empresas, agora exibe informações sobre status de pedidos, notificações sobre voos, alertas de fraude e mais;
- Correção de bug que não mostra as fotos dos contatos no Buscar Dispositivos do iCloud;
- Correção de um bug para usuários de Dual SIM em que o número de telefone primário muda para secundário e fica visível para pessoas que grupos que receberam mensagens;
- Melhorias na Siri para que ela faça leitura de mensagens.