Um áudio com sons de supostas batidas nas paredes do submarino Titan, que implodiu e matou 5 tripulantes durante expedição aos destroços do Titanic em julho de 2023, foi divulgado em trailer do novo documentário “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster” (Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan, em tradução livre).
O documentário, produzido pela rede televisão britânica Channel 5, mostra o áudio captado pela primeira vez por um avião da Força Aérea canadense. Os agentes revelaram que os sons detectados eram a cada 30 minutos. Na época, o capitão da Guarda Costeira Jamie Frederick disse: “Com relação aos ruídos, para ser franco, não sabemos o que são.”
Segundo a CBS News, uma análise da Marinha dos EUA afirmou que os ruídos eram provavelmente do oceano ou de outros navios de busca. Os agentes acreditavam que a implosão teria destruído a embarcação quase instantaneamente, o que não deixaria chance dos tripulantes sobreviverem.
A Guarda Costeira dos EUA lançou uma investigação para entender a causa da implosão subaquática. No entanto, este desfecho já havia sido repetidamente cogitado por especialistas, que afirmam que a embarcação não era adequada para alcançar tanta profundidade. De acordo com eles, o casco de fibra de carbono não era adequado para o propósito e também alertaram sobre sua janela de visualização, que não foi certificada para mergulhos deste tipo.
Destroços e supostos restos humanos do submersível Titan foram recuperados e devolvidos à terra. Os cinco passageiros da embarcação foram dados como mortos.
Os restos do Titan foram encontrados em um campo de destroços no fundo do mar, a 500 metros da proa do Titanic. O naufrágio fica a quase quatro quilômetros abaixo da superfície do oceano e a mais de 640 km da costa de Terra Nova, no Canadá.
Foi o cargueiro Polar Prince, de bandeira canadense, que rebocou o Titan para o mar no fim de semana do desaparecimento, mas perdeu contato com ele cerca de 1 hora e 45 minutos depois que o submersível foi lançado nas profundezas do oceano.
As vítimas foram o aventureiro britânico Hamish Harding, pai e filho Shahzada e Suleman Dawood, o presidente-executivo americano da empresa responsável pela embarcação, Stockton Rush, e o francês Paul-Henri Nargeolet.