O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de alto risco hidrológico para o estado do Acre neste sábado (9), em virtude da cheia dos principais rios acreanos.
O alerta considera alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos no Vale do Acre, em especial no município de Rio Branco, onde o Rio Acre, mesmo apresentando vazante, continua acima da cota de transbordamento. Na última medição realizada às 9h deste sábado, o nível do manancial continua baixando e registrou 16,02 metros. A cota de transbordo na capital acreana é de 14 metros.
A região do Vale do Juruá também recebeu um alerta de alto risco hidrológico em razão da cheia dos rios Juruá, Tarauacá e Envira.
“Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na mesorregião Vale do Juruá, no estado do Acre, devido à propagação das ondas de cheia dos rios Juruá, Tarauacá e Envira, somadas à possibilidade de pancadas de chuva localizadas, principalmente na porção Oeste do estado”, diz trecho do boletim.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá apresentou uma leve vazante e após chegar a 14,04 metros na medição das 18h na última sexta-feira (8), o manancial teve redução de três centímetros, marcando 14,01 metros às 6h deste sábado.
LEIA TAMBÉM: Cruzeiro do Sul decreta Situação de Emergência nível II devido à cheia do Rio Juruá
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul publicou um decreto elevando o status de Situação de Emergência nível I, para o nível II no município. Na enchente deste ano já são mais de 300 pessoas desabrigadas e mais de 19,6 mil atingidas pelas águas do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. As famílias estão sendo acolhidas nos nove abrigos públicos disponibilizados.