O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou nesta segunda-feira (18) os dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) referentes ao desmatamento em fevereiro de 2024.
O Estado do Acre teve o menor percentual de desmatamento, representando apenas 1% do total entre os estados da região. Em fevereiro de 2024, o desmatamento ocorreu principalmente no Mato Grosso (38%), seguido pelo Amazonas (22%), Roraima (22%), Pará (10%), Maranhão (4%), Rondônia (3%) e Acre (1%).
Na Amazônia Legal, houve uma detecção de desmatamento de 117 km², representando uma queda de 64% em comparação com fevereiro de 2023, quando o desmatamento atingiu 325 km².
Comparação com anos anteriores
A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 9 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).
Nos primeiros dois meses de 2024, a Amazônia Legal registrou o menor índice de desmatamento em seis anos. No ano passado, durante janeiro e fevereiro, ocorreu o desmatamento de 523 km² de floresta na região, uma área equivalente ao tamanho de Brasília.
Já em 2024, foram derrubados 196 km². Com isso, é possível dizer que o desmatamento no bioma teve a menor taxa dos últimos seis anos e uma diminuição de 63% quando comparado com o mesmo período do ano passado.