O Sesc realiza, nesta quinta-feira (21), a palestra “A importância da iluminação cênica em trabalhos artísticos”. O evento será ministrado pela iluminadora cênica Camila Tiago, mineira e diretora de iluminação em Uberlândia, onde também fundou um grupo de estudos em iluminação cênica chamado “Cênica Luz”.
“Realizar essa oficina e essa palestra, pra gente, é muito gratificante. Primeiro, porque a gente tá possibilitando a vinda de uma pessoa com as qualificações da Camila Tiago”, fala Lenine Alencar, 59, produtor da palestra e oficina com a diretora mineira.
Segundo Alencar, o trabalho envolve sensibilização, para que as pessoas trabalhem com a arte entendam a importância da iluminação para os trabalhos artísticos, seja na área do teatro, da música, da dança, das artes visuais e do próprio audiovisual:
“Essa sensibilização é importante também pela questão da formação técnica daquelas pessoas que empiricamente né? Ou sem muito conhecimento sobre iluminação cênica e estão fazendo seus trabalhos e não tem esse conhecimento. O conhecimento da importância da luz para o espetáculo” afirma.
Muito por conta disso, é necessário que o ambiente esteja de acordo com as demandas da oficina e do que está sendo distribuído nos dias de aula.
Organização da oficina
A oficina é um processo de 45 horas, a partir da sensibilização, se ensina o trabalho manual e prático de mexer nos equipamentos, compreender esses equipamentos, entender a função de cada equipamento e de operação da luz cênica. Depois, passando pela teoria e prática.
Lenine Nunes detalha que, ao final, haverá a entrega de certificados para os estudantes. O produtor ainda explica como este trabalho ilumina a execução da arte em diversos aspectos:
“A partir da utilização dela historicamente para a cena e também a história da própria iluminação cênica, como se construiu e como isso se dá. Também as experimentações, experimentar espaço, tempo nesse viés da iluminação. No viés da iluminação onde é construído, dentro desse espaço, uma fotografia. Um objeto e como que você precisa iluminar ele. Você dá todos os contrastes à visualidade espacial e temporal desses objetos na cena artística”, finaliza.