O auditório do Centro Educacional do Norte (UniNorte), localizado no Jardim de Alah, em Rio Branco (AC), com capacidade para 900 pessoas, já está praticamente lotado nesta manhã de terça-feira (9), para a realização do seminário “Rotas de Integração Sul- Americana”. O evento é promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e outros órgãos do Governo Federal.
Aqui são esperados pelo menos sete governadores de estados da Região Norte e pelo menos três ministros de Estados – Simone Tebet, do Planejamento, Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional. Todos os visitantes devem ser recepcionados pelo governador Gladson Cameli.
O seminário deve contar com a adesão total da classe política estadual. No auditório onde vai ocorrer o seminário já podem ser vistos o ex-deputado Flaviano Melo, presidente regional do MDB, o deputado estadual Tanízio Sá e o pre-candidato à Prefeitura de Rio Branco Marcus Alexandre, também do MDB, além do deputado estadual Nicolau Junior, do PO.
O seminário em Rio Branco ocorre num momento em que, em nível internacional, circula a informação de que o governo da China pretende investir grandes somas em dinheiro do capital chinês para a construção de uma ferrovia capaz de atravessar o Brasil, interligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, na costa peruana. O traçado da rodovia inclui um trecho por dentro do território do Acre, na Serra do Divisor, no Juruá. Governador do Acre no período de 1987 a 1990, o ex-deputado Flaviano Melo lembrou que debates como os que devem ocorrer hoje sobre o assunto se arrastam desde a época em que ele estava no Governo
Na época, os então presidentes do Brasil, José Sarney, e Alan Garcia, do Peru, se encontraram em Rio Branco, no Acre, e depois em Pucallpa, no Peru.