De saída
O deputado estadual André Vale se prepara para deixar o PRP. Os motivos da saída ainda não foram revelados, mas fontes ligadas ao parlamentar afirmam que eles está insatisfeito com o rumo que a sigla tem tomado, e com a gestão do presidente Julinho.
Sem partido
André Vale não ficará muito tempo sem partido. O parlamentar já recebeu convites do PDT, do ex-deputado Luiz Tchê, do PSDC, do deputado Éber Machado, do PCdoB e até do PR, da ex-deputada federal Antônia Lúcia, esse último tem investido forte para cooptar André Vale.
Robertinho da Sumaia
O PHS é um dos partidos que integram o bloco dos nanicos da Frente Popular do Acre que mais tem crescido nos últimos anos, e nos últimos dias deu mais uma cartada certeira. A legenda lança como pré-candidato à prefeitura do Bujari Robertinho da Sumaia.
Forte candidato
Robertinho da Sumaia tem a política no sangue. Ele é filho da primeira mulher eleita vereadora e primeira presidente da Câmara Municipal do Bujari, Sumaia Kalid. O presidente do PHS, Manoel Roque, afirmou que Robertinho vem forte para a disputa.
Sessão Solene
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (10) sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, por meio do requerimento de autoria do deputado Jenilson Leite (PCdoB). A sessão contou com a participação de representantes de instituições governamentais e não-governamentais ligadas ao movimento e defesa dos direitos da mulheres, além do Judiciário e movimentos sociais.
Não é regra
O que chamou a atenção durante a sessão solene foi o discurso da secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SepMulheres), Concita Maia, enaltecendo as políticas públicas estaduais em defesa das homenageadas. O discurso emocionado da secretária não é regra, a julgar pelos últimos casos de assassinatos de mulheres ocorridos em Rio Branco, onde a SepMulheres não se manifestou sobre as mortes.
Só tem mulheres no PT?
Nos corredores da Aleac e nas rodas de conversas entre jornalistas, um questionamento foi levantado: “Só existem mulheres no PT?”. A pergunta surgiu devido ao posicionamento da secretária da SepMulheres, Concita Maia, que só sai em defesa das mulheres ligadas ao partido da estrela vermelha.
Políticas públicas mais eficientes
A deputada estadual e pré-candidata à prefeitura de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB), aproveitou seu tempo de tribuna durante a sessão para cobrar políticas públicas mais eficazes, pois, segundo a parlamentar, as políticas existentes são ineficientes e ineficazes. “É preciso criar políticas públicas eficazes, não essas que existem só no papel”, disparou Sinhasique.
Na justiça
A deputada estadual Doutora Juliana (PRB) foi duramente atacada pelo presidente da Colônia de Pescadores do Juruá, o vereador Elenildo (PP), que gravou um vídeo acusando a parlamentar de crime, sobre o suposto “derrame” de carteiras de pescador falsas na região. Doutora Juliana já acionou sua assessoria jurídica, e o vereador terá que provar as acusações na Justiça.
Manobra política
A parlamentar ficou à frente da Superintendência da Pesca e Aquicultura no Acre por quase dois anos, e realizou um trabalho de valorização da categoria em todo o Estado. Doutora Juliana é uma parlamentar atuante e vem sendo vítima de uma campanha difamatória com claras intensões políticas.
Processo arquivado
Durante a campanha eleitoral de 2014, quando Doutora Juliana concorria a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), teve seu nome citado como envolvida na suposta fraude. A Justiça Eleitoral investigou o caso e arquivou o processo por não haver qualquer tipo de envolvimento da parlamentar com o suposto esquema.
Saúde na UTI
O vídeo gravado na recepção da UPA do 2º Distrito, onde aparece uma mãe desesperada em busca de atendimento médico para o filho, é o mais verdadeiro retrato da saúde pública acreana. No vídeo, a comerciante Mony Isabelle aparece aos gritos protestando pela falta de médico pediatra na unidade hospitalar. O vídeo se tornou viral nas redes sociais com centenas de criticas ao governo estadual.
Vários casos
Vários são os casos de problemas na saúde estadual, muitos deles resultam em mortes dos pacientes ou em sequelas graves, como foi o caso da adolescente Ingridy Holanda, de 14 anos, que perdeu a visão do olho esquerdo devido à demora no atendimento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). A classificação de risco, triagem realizada para priorizar os atendimentos mais emergenciais, teria ocorrido de forma errada.
Só um transplante
Ingridy Holanda sofreu um trauma ocular grave e perdeu a visão do olho esquerdo. A única solução para que a estudante volte a enxergar é um transplante de córnea.
Em nota
A direção do hospital emitiu uma nota sobre o caso, e como em outras ocasiões, tentou justificar o injustificável. Na publicação, o diretor do hospital, Rodson Souza, que há bem pouco tempo era assessor especial do governado Tião Viana, disse que a paciente foi chamada por duas vezes para passar pela classificação de risco, mas não se encontrava no local, mas que o atendimento foi realizado no setor de emergência.
Desmentindo
A mãe da adolescente, Cleide de Morais, desmente a nota do hospital, e afirma que na classificação entregaram uma ficha azul e disseram que ela teria que esperar normalmente pelo atendimento de um clínico geral. Esse é mais um caso onde o maior prejudicado é o paciente.
