No último sábado (13), Porto Velho registrou no período de três horas o volume de chuva esperado para todo o mês de abril. Cerca de 79 milímetros de chuva atingiram a cidade, resultando em transtornos e prejuízos para moradores.
Segundo a prefeitura, a situação foi agravada pelo descarte inadequado de lixo, que compromete os sistemas de escoamento e contribui para os alagamentos de ruas e residências.
De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, foram registradas 12 ocorrências relacionadas aos efeitos das chuvas intensas. As solicitações foram atendidas em pontos nos bairros: Lagoinha, Três Marias, Lagoa, Castanheiras; assim como na avenida Rio de Janeiro com Rio Madeira, e na avenida Raimundo Cantuária com rua Daniela.
Inclusive, um fato curioso relacionado aos alagamentos chamou a atenção de quem passava pelo bairro Nova Porto Velho, neste fim de semana. Um homem foi visto nadando no cruzamento das ruas Rio de Janeiro e Rio Madeira, na capital de Rondônia.
Este cruzamento é conhecido por ficar muito alagado quando chove, inclusive causando prejuízos a quem passa pelo local em período chuvoso.
Alerta de chuvas intensas
Nesta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o estado de Rondônia, indicando condições meteorológicas adversas que demandam atenção especial da população.