Foto de sporlab por Unsplash
Ao todo, um time de futebol conta com 11 posições distintas, dentre as quais algumas das mais famosas são aquelas mencionadas no título. Apesar disso, é imprescindível dizer que, dentro das 4 linhas do campo, a performance adequada de todos os jogadores é o que leva a equipe à uma vitória.
Pensando nisso, vale a pena explicar um pouco mais sobre todas as posições do futebol, do zagueiro ao segundo avançado, explorando o que cada uma delas faz. Para isso, nós as separamos de acordo com as 3 principais funções dos atletas dentro do campo: a defesa, o meio-campo e, é claro, o ataque.
Defesa: Zagueiro, Lateral e Líbero
As três posições de defesa de um time de futebol são o zagueiro (também chamado pelo nome de “defesa central”), o lateral e o líbero, os quais desempenham funções semelhantes, mas distintas. Esses jogadores se posicionam na parte anterior do seu lado do campo, mais próximos ao seu goleiro. E isso não importa se estão entre os times campeões ou não, pois é um padrão.
Como o nome sugere, a posição de lateral defende as áreas laterais do campo, enquanto o zagueiro fica responsável pela área central, logo atrás dos meio-campistas (sobre os quais vamos falar adiante). O líbero, por sua vez, é o jogador que atua mais próximo do goleiro, logo atrás da posição do zagueiro.
Esses jogadores dificilmente são aqueles que marcam gols em uma partida, mas isso não significa que a sua posição seja estática: zagueiros, laterais e líberos podem (e devem) caminhar pelo campo, se a oportunidade para marcar ponto surgir. O papel que desempenham é primordial para uma conquista.
Meio-campo: Meia-Central, Volante, Ala e Meia-Armador
Se os jogadores de defesa ficam na parte anterior do campo, é fácil concluir que as posições do meio-campo, como indica o termo, são aquelas centrais. Aqui temos quatro principais tipos: meia-central, volante, ala e meia-armador. Assim como no tópico anterior, as posições são bastante semelhantes.
Por se tratar de uma posição entre o ataque e a defesa, recai sobre os ombros desses atletas uma maior visão de jogo, já que possuem contato mais próximo com todas as partes do campo. Isso também explica o motivo pelo qual trata-se do tipo com o maior número de posições.
Vale dizer que essa visão de jogo acaba sendo importante tanto em campo como no caso de palpites e prognósticos de futebol, sendo possível acompanhar melhor em sites especializados no assunto como o visaodejogo.com.br, por exemplo.
O meia-central costuma se manter fixo em sua posição no meio-campo, enquanto ao volante cabe a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque. O ala cumpre um papel parecido com o do lateral, mas em outro espaço. Por fim, o meia-armador é o jogador que cria os lances ofensivos para o ataque.
Ataque: Ponta, Centroavante e Segundo Avançado
E então nós chegamos àquelas que são as posições mais comumente associadas com os gols em uma partida: o ponta, o centroavante e o segundo avançado. As três fazem parte do ataque e se localizam na parte posterior de um campo, mais próximos do gol do time adversário, a fim de finalizar os lances.
O ponta é o atacante que mais se movimenta, entre o meio-campo e a parte posterior. O centroavante é “o cara” que finaliza as jogadas, sendo frequentemente aquele que marca os gols em uma partida. Isso, porém, significa que eles não são tão móveis e geralmente não caminham tanto por todo campo.
E fechando as posições está o segundo avançado, aquele que dá a assistência mais direta aos que atuam como centroavante. Assim como em todas as outras posições citadas até aqui, os jogadores do ataque também podem se movimentar em outras partes do campo, desde que mantenham estratégia.
Além das 10 posições explicadas nos tópicos anteriores, não podemos deixar de fora o goleiro, responsável por proteger diretamente ataques do time adversário. Quando todos os atletas nessas posições jogam de acordo com estratégias prévias, a visão de jogo coletiva é executada com sucesso.