Dia Mundial da Terra 2024: entenda imagens que surgiram no Google hoje

Além de fazer um Doodle animado alertando sobre a importância do dia internacional da "mãe" Terra, Google também tem um questionário para celebrar a data no buscador

Dia Mundial da Terra 2024 ganhou um Doodle do Google nesta segunda-feira, 22 de abril. Hoje, o buscador amanheceu diferente: cada uma das letras que compõe o nome “Google” está com uma imagem de um local onde pessoas, comunidades e governos trabalham diariamente para proteger a natureza, a biodiversidade e os recursos do planeta. A seguir, entenda o que cada uma das imagens significa, qual região do mundo elas retratam.

Dia da “mãe Terra”: entenda as imagens que estão no buscador do Google neste dia 22 de abril

As fotos que aparecem no buscador hoje representam as letras presentes no nome “Google”. Elas são imagens reais de diferentes locais do mundo que, segundo o buscador, buscam preservar, no dia a dia, o meio ambiente e o planeta Terra. Em uma página oficial dedicada aos Doodles, o Google especificou quais são os lugares retratados. Veja a correspondência a seguir:

Letra G: Ilhas Turks e Caicos. Segundo o Google, essas ilhas, que ficam na América Central, abrigam importantes áreas de biodiversidade. Seus governantes e habitantes também fazem esforços diários para enfrentar desafios ambientais, como a proteção de recursos naturais e de recifes e a restauração de espécies ameaçadas de extinção, como a iguana rochosa, animal específico das regiões.

Letra O: parque Nacional Scorpion Reef, no México. O Google explica que este é o maior recife do sul do Golfo do México. A área marinha protegida pela UNESCO serve de refúgio para corais e várias espécies ameaçadas de aves e tartarugas.

Letra O: parque Nacional Vatnajökull, na Islândia. Patrimônio Mundial da UNESCO, o local protege o ecossistema dentro e ao redor da maior geleira da Europa.

Letra G: parque Nacional do Jaú, Brasil. Os brasileiros também podem se orgulhar com a homenagem de hoje. A região do Jaú é uma das maiores reservas florestais da América do Sul e também é Patrimônio Mundial da UNESCO. “Localizado no coração da floresta amazônica, protege uma grande variedade de espécies, incluindo o gato-maracajá, a onça-pintada, a ariranha e o peixe-boi amazônico”, especificou o Google.

Letra L: grande Muralha Verde, Nigéria. A iniciativa, que surgiu em 2007, busca reestabelecer terras afetadas pelo processos de desertificação em toda a extensão de África.

Letra E: reservas Naturais das Ilhas Pilbara, Austrália. A região australiana busca proteger ecossistemas e espécies ameaçadas, como tartarugas marinhas e algumas aves.

O que é um Doodle?

Doodles são ilustrações e animações especiais exibidas na página principal do Google em datas comemorativas. O Doodle de hoje comemora o Dia Internacional da Terra, mas o buscador pode homenagear diferentes datas e personalidades, como o Dia das Mulheres.

E esta não é a primeira vez que o Google faz uma homenagem ao Dia da Terra. Anualmente, o buscador costuma adaptar o seu logotipo para comemorar a data, e normalmente a celebração traz um tom de alerta sobre a importância de preservar o meio ambiente e a natureza. Usuários de diversos países, além do Brasil, conseguem visualizar as animações.

Questionário do dia da Terra no Google: jogo revela qual animal você é

Além do Doodle de hoje, o Google ainda disponibiliza um quiz que permite que o usuário “descubra ” qual animal ele é. Ao pesquisar por “questionário do dia da terra no Google” no buscador, alguns usuários encontram esse joguinho divertido. Esse quiz foi, justamente, o Doodle que celebrou a data em 2015.

O jogo fez muito sucesso na época e continua sendo muito buscado pelos usuários até hoje. Mas, nos testes feitos pelo TechTudo, o quiz está disponível apenas para algumas pessoas. Para alguns “azarados” da redação, o joguinho não surgiu como resultado da pesquisa.

Doodle do Dia da Terra de 2015, que tem questionário, faz sucesso até hoje — Foto: Reprodução/Google

Doodle do Dia da Terra de 2015, que tem questionário, faz sucesso até hoje — Foto: Reprodução/Google

PUBLICIDADE